Sequência didática investigativa em Biologia Celular: a ação da enzima catalase nos vegetais

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Tiago Maretti Gonçalves
Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi

Resumo

Objetivo: Apresentar uma sequência didática sobre a ação da enzima catalase em vegetais como ferramenta para o ensino de biologia celular. Métodos: A sequência envolve 4 etapas: 1) Exposição teórica investigativa; 2) Experimentação; 3) Análise dos resultados; 4) Avaliação. A metodologia consiste na reação de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) em contato com produtos naturais (sementes de feijão e folha de um vegetal) para decomposição e formação de oxigênio, água e calor. Além disso, é investigado a influências do aquecimento no processo da reação. Resultados: Com a abordagem dessa sequência didática, espera-se que os alunos possam perceber a ação da enzima catalase nas matérias primas analisadas, associando o conhecimento obtido no ambiente escolar com sua vivência extrassala de aula, despertando o interesse, motivação e desenvolvimento científico. Conclusão: A sequência didática proposta pode ser muito útil impactando positivamente a aprendizagem dos discentes, permitindo ao professor utilizar materiais simples e de baixo custo nas aulas de Biologia, além de servir como meio de discussões e problematizações potencializando a ótica científica.

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Como Citar
GonçalvesT. M., & YamaguchiK. K. de L. (2023). Sequência didática investigativa em Biologia Celular: a ação da enzima catalase nos vegetais. Revista Acervo Educacional, 5, e12907. https://doi.org/10.25248/rae.e12907.2023
Seção
Artigos

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