Sequência didática investigativa em Biologia Celular: a ação da enzima catalase nos vegetais
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Resumo
Objetivo: Apresentar uma sequência didática sobre a ação da enzima catalase em vegetais como ferramenta para o ensino de biologia celular. Métodos: A sequência envolve 4 etapas: 1) Exposição teórica investigativa; 2) Experimentação; 3) Análise dos resultados; 4) Avaliação. A metodologia consiste na reação de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) em contato com produtos naturais (sementes de feijão e folha de um vegetal) para decomposição e formação de oxigênio, água e calor. Além disso, é investigado a influências do aquecimento no processo da reação. Resultados: Com a abordagem dessa sequência didática, espera-se que os alunos possam perceber a ação da enzima catalase nas matérias primas analisadas, associando o conhecimento obtido no ambiente escolar com sua vivência extrassala de aula, despertando o interesse, motivação e desenvolvimento científico. Conclusão: A sequência didática proposta pode ser muito útil impactando positivamente a aprendizagem dos discentes, permitindo ao professor utilizar materiais simples e de baixo custo nas aulas de Biologia, além de servir como meio de discussões e problematizações potencializando a ótica científica.
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