Programa saúde na escola: percepções de profissionais da educação e saúde sobre as questões étnico-raciais

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Rita de Cássia Dias Nascimento
Cleuma Sueli Santos Suto
Eliana do Sacramento Almeida
Marília Emanuela Ferreira de Jesus
Winnie Samanú de Lima Lopes
Maria Iraídes da Silva Barreto
Carmélia Aparecida Silva Miranda

Resumo

Objetivo: Apreender como os profissionais da Educação e da Saúde, que atuam no PSE compreendem as questões étnico-raciais em suas práxis. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa na perspectiva epistemológica pós-crítica. Participaram 10 profissionais da Estratégia Saúde da Família e 07 de uma instituição escolar, ambas situadas em comunidade quilombola, utilizando entrevistas semiestruturadas analisadas mediante Análise de Conteúdo com o suporte do Software Iramuteq. Resultados: Emergiram três categorias que apontaram: fragilidades intersetoriais e de formação dos/das profissionais da Saúde e da Educação sobre o desenvolvimento do PSE; invisibilização da discussão de temáticas relacionadas às questões étnico-raciais; e desconhecimento e/ou dificuldade em cumprir as legislações. Conclusão: Assim, apontamos que há uma compreensão sobre a importância de questões étnico-raciais, porém, são trabalhadas na escola de forma incipiente, sem aprofundamento e articulação com as práticas racistas no corpo social.

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Como Citar
NascimentoR. de C. D., SutoC. S. S., AlmeidaE. do S., JesusM. E. F. de, LopesW. S. de L., BarretoM. I. da S., & MirandaC. A. S. (2023). Programa saúde na escola: percepções de profissionais da educação e saúde sobre as questões étnico-raciais. Revista Acervo Educacional, 5, e13064. https://doi.org/10.25248/rae.e13064.2023
Seção
Artigos

Referências

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