Afetividade, crenças e estratégias de leitura na aprendizagem da matemática

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Rosane Mendes Barbosa
Brenda Reche Graff
Davi de França Silva

Resumo

Objetivo: Refletir sobre os impactos proporcionados através da influência da afetividade e das crenças dos alunos diante da disciplina de matemática, assim como, investigar sobre o uso das estratégias de leitura para a aprendizagem matemática. Revisão bibliográfica: A literatura nos apresentou posicionamentos e reflexões de autores que se debruçam a estudar sobre a relação entre afetividade e crenças dos alunos diante da disciplina de matemática, ao passo que alguns estudos apontam que as atitudes dos alunos proporcionam um forte impacto diante do desempenho da aprendizagem matemática. Também, propomos a analisar as características da aprendizagem matemática a partir de observações do uso das estratégias de leitura denominadas como cognitiva e metacognitivas, pois, de acordo com alguns autores as estratégias metacognitivas vai além da ativação da cognição, uma vez que para tornar-se um aprendiz eficiente, o aluno precisa tomar decisões conscientes, automonitorar e autorregular seu processo de aprendizagem. Considerações finais: O estudo mostrou que as crenças e afetividade exercem influência sobre a dimensão cognitiva e metacognitivas do aluno, por vezes desfavorecendo a aprendizagem, e ainda aponta a dificuldade recorrente em diferenciar estratégias de leitura abordadas diante do processo de aprendizagem matemática.

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Como Citar
BarbosaR. M., GraffB. R., & SilvaD. de F. (2023). Afetividade, crenças e estratégias de leitura na aprendizagem da matemática. Revista Acervo Educacional, 5, e13222. https://doi.org/10.25248/rae.e13222.2023
Seção
Artigos

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