Desafios educacionais de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) da região sul do Brasil
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Abordar os desafios educacionais enfrentados por alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), na região sul do Brasil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que empregou entrevistas semiestruturadas com 32 participantes, incluindo mães, professores e equipe pedagógica, no ano de 2022. Resultados: Os resultados obtidos identificaram os sintomas do TDAH, tais como falta de concentração, inquietude, agitação, dificuldades de memória e coordenação motora prejudicada em educandos. Além disso, ressaltaram a importância do ambiente escolar na detecção desse tipo de transtorno, assim como a relevância da comunicação entre a equipe pedagógica, pais e profissionais da saúde para encaminhamento, diagnóstico e cuidado efetivo no tratamento e suporte educacional dos alunos com TDAH. Conclusão: Com isso, a pesquisa contribui para a reflexão acerca das práticas multidisciplinares no ambiente educacional, bem como a construção de um espaço mais inclusivo e igualitário para o desenvolvimento social e acadêmico dos estudantes com TDAH.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BERTOLDO L, et al. Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento. Psicologia Revista, 2018; 27(2): 427-452.
3. BERNARDES EG e SIQUEIRA EC. Uma abordagem geral do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(8): e10864.
4. CALIMAN LV. Notas sobre a história oficial do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade TDAH. Psicologia: ciência e profissão, 2010; 30: 46-61.
5. Franca EJ, et al. Importância do diagnóstico precoce em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Científico, 2021; 35: e7818.
6. HOLANDA F, et al. A importância do professor no desenvolvimento de estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 2013; 6: 180-190.
7. LEÓNA S, et al. Transtorno de déficit de atenção na idade adulta e estudantes universitários. Revista da Faculdade de Medicina UNAM, 2016; 59(5): 6-14.
8. MAURILIO M, et al. Uso do metilfenidato em crianças e adolescentes com TDAH: uma revisão sobre riscos e benefícios. Revista Neurociências, 2023; 31: 1-20.
9. MARTINHAGO F e CAPONI S. TDAH em crianças e adolescentes: estudo com professores em uma escola pública do sul do Brasil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2019; 11(30): 78-98.
10. MOURA LT e SILVA KPM. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as práticas pedagógicas em sala de aula. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 22: e216.
11. PELLEGRINELLI MJ, et al. Abordagem dos impactos na qualidade de vida de pacientes adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não diagnosticado. Revista Eletrônica Acervo Médico, 2022; 18: e11084.
12. PIAGET J. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes; 1990.
13. SERRA ACL, et al. Perfil sociodemográfico e clínico de crianças com duplo diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023; 23(3): e11909.
14. SOUSA LL e CARVALHO JBM. Uso abusivo de telas na infância e suas consequências. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023; 23(2): e11594.
15. VOLOBUFF RF. Potencialização da aprendizagem do aluno com TDAH segundo enfoque neuropsicopedagógico aplicados à sala de aula. Revista Artigos.com, 2020; 15: e3406