Desafios educacionais de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) da região sul do Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maycon Hoffmann Cheffer
Jessika Francis Melo Queiroz
Terezinha Aparecida Campos
Cátia Rios
Maria Patricia Sanini Vieira
Luana Patricia Weizemann
Simone Neves Soares Zangalli
Jean Cláudio Sabino
Ieda Harumi Higarashi

Resumo

Objetivo: Abordar os desafios educacionais enfrentados por alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), na região sul do Brasil. Métodos: Trata-se de uma   pesquisa qualitativa que empregou entrevistas semiestruturadas com 32 participantes, incluindo mães, professores e equipe pedagógica, no ano de 2022. Resultados: Os resultados obtidos identificaram os sintomas do TDAH, tais como falta de concentração, inquietude, agitação, dificuldades de memória e coordenação motora prejudicada em educandos. Além disso, ressaltaram a importância do ambiente escolar na detecção desse tipo de transtorno, assim como a relevância da comunicação entre a equipe pedagógica, pais e profissionais da saúde para encaminhamento, diagnóstico e cuidado efetivo no tratamento e suporte educacional dos alunos com TDAH. Conclusão: Com isso, a pesquisa contribui para a reflexão acerca das práticas multidisciplinares no ambiente educacional, bem como a construção de um espaço mais inclusivo e igualitário para o desenvolvimento social e acadêmico dos estudantes com TDAH.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ChefferM. H., QueirozJ. F. M., CamposT. A., RiosC., VieiraM. P. S., WeizemannL. P., ZangalliS. N. S., SabinoJ. C., & HigarashiI. H. (2023). Desafios educacionais de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) da região sul do Brasil. Revista Acervo Educacional, 5, e13244. https://doi.org/10.25248/rae.e13244.2023
Seção
Artigos

Referências

1. ALVES A, et al. Uso da fotografia nas pesquisas qualitativas da área da saúde: revisão de escopo. Ciência & Saúde Coletiva, 2021; 26: 521-529.

2. BERTOLDO L, et al. Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento. Psicologia Revista, 2018; 27(2): 427-452.

3. BERNARDES EG e SIQUEIRA EC. Uma abordagem geral do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(8): e10864.

4. CALIMAN LV. Notas sobre a história oficial do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade TDAH. Psicologia: ciência e profissão, 2010; 30: 46-61.

5. Franca EJ, et al. Importância do diagnóstico precoce em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Científico, 2021; 35: e7818.

6. HOLANDA F, et al. A importância do professor no desenvolvimento de estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 2013; 6: 180-190.

7. LEÓNA S, et al. Transtorno de déficit de atenção na idade adulta e estudantes universitários. Revista da Faculdade de Medicina UNAM, 2016; 59(5): 6-14.

8. MAURILIO M, et al. Uso do metilfenidato em crianças e adolescentes com TDAH: uma revisão sobre riscos e benefícios. Revista Neurociências, 2023; 31: 1-20.

9. MARTINHAGO F e CAPONI S. TDAH em crianças e adolescentes: estudo com professores em uma escola pública do sul do Brasil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2019; 11(30): 78-98.

10. MOURA LT e SILVA KPM. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as práticas pedagógicas em sala de aula. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 22: e216.

11. PELLEGRINELLI MJ, et al. Abordagem dos impactos na qualidade de vida de pacientes adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não diagnosticado. Revista Eletrônica Acervo Médico, 2022; 18: e11084.

12. PIAGET J. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes; 1990.

13. SERRA ACL, et al. Perfil sociodemográfico e clínico de crianças com duplo diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023; 23(3): e11909.

14. SOUSA LL e CARVALHO JBM. Uso abusivo de telas na infância e suas consequências. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023; 23(2): e11594.

15. VOLOBUFF RF. Potencialização da aprendizagem do aluno com TDAH segundo enfoque neuropsicopedagógico aplicados à sala de aula. Revista Artigos.com, 2020; 15: e3406