A importância da metodologia STEAM para a educação 4.0

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Marcos Gonçalves Júnior
Marcos Paulo Gonçalves Pedroso
Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana

Resumo

Objetivo: Identificar a importância da metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para o desenvolvimento da educação 4.0. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com artigos publicados, principalmente, nos últimos 5 anos. Utilizou-se a questão norteadora da pesquisa: qual a importância da metodologia STEAM para o desenvolvimento da educação 4.0? Para tal, realizou-se uma busca em trabalhos relevantes sobre o tema, na qual as principais bases foram: Periódico Capes e ScienceDirect. Foi realizada uma busca em artigos estritamente relacionados ao tema em questão. Quanto aos termos e/ou palavras descritoras utilizadas para a busca desses trabalhos científicos foram: STEAM, educação 4.0 e indústria. Resultados: Foram selecionadas 23 pesquisas relevantes sobre o tema para o desenvolvimento da revisão integrativa. Considerações finais: A STEAM mostrou-se de grande importância na educação dos alunos, especialmente neste mundo competitivo. Os jovens precisam desenvolver novas habilidades, como criatividade, pensamento crítico e trabalho colaborativo, visando à solução de problemas em ambientes do mundo real. O uso da metodologia STEAM na educação 4.0 trouxe uma transformação completa na forma de aprender, ensinar e pensar. O processo tornou-se dinâmico e alinhado com uma sociedade industrial rodeada por informações, tecnologia e inovação.

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Como Citar
Gonçalves JúniorM., PedrosoM. P. G., & VianaL. A. F. de C. (2023). A importância da metodologia STEAM para a educação 4.0. Revista Acervo Educacional, 5, e13612. https://doi.org/10.25248/rae.e13612.2023
Seção
Artigos

Referências

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