A importância da metodologia STEAM para a educação 4.0
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Identificar a importância da metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para o desenvolvimento da educação 4.0. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com artigos publicados, principalmente, nos últimos 5 anos. Utilizou-se a questão norteadora da pesquisa: qual a importância da metodologia STEAM para o desenvolvimento da educação 4.0? Para tal, realizou-se uma busca em trabalhos relevantes sobre o tema, na qual as principais bases foram: Periódico Capes e ScienceDirect. Foi realizada uma busca em artigos estritamente relacionados ao tema em questão. Quanto aos termos e/ou palavras descritoras utilizadas para a busca desses trabalhos científicos foram: STEAM, educação 4.0 e indústria. Resultados: Foram selecionadas 23 pesquisas relevantes sobre o tema para o desenvolvimento da revisão integrativa. Considerações finais: A STEAM mostrou-se de grande importância na educação dos alunos, especialmente neste mundo competitivo. Os jovens precisam desenvolver novas habilidades, como criatividade, pensamento crítico e trabalho colaborativo, visando à solução de problemas em ambientes do mundo real. O uso da metodologia STEAM na educação 4.0 trouxe uma transformação completa na forma de aprender, ensinar e pensar. O processo tornou-se dinâmico e alinhado com uma sociedade industrial rodeada por informações, tecnologia e inovação.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BACICH L e HOLANDA L. STEAM: integrando as áreas para desenvolver competências. Sinopsys editora, 2020; 1-12.
3. BALSAN LL, et al. Método de avaliação utilizando educação 4.0. Revista Eletrônica Olhares & Trilhas, 2019; 21(1): 127-135.
4. BOICE KL, et al. Supporting teachers on their STEAM Journey: A Collaborative STEAM Teacher Training Program. Education Sciences, 2021; 1-20.
5. BUTT R, et al. Integration of industrial revolution 4.0 and IOTs in academia: a state-of-the-art review on the concept of Education 4.0 in pakistan. Interactive Technology and Smart Education, 2020; 17 (4): 337-354.
6. DOS SANTOS NT, et al. Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: breve teorização. Research, Society and Development, 2021;10 (10): e354101018880.
7. GAJEK A, et al. Process safety education of future employee 4.0 in Industry 4.0. Journal of Loss Prevention in the Process Industries, 2022; 75: 1-29.
8. IFMG. 2023. Projeto pedagógico do curso técnico em mecânica, modalidade integrado. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/arcos/documentos-do-site/PPCturma2023_final.pdf. Acessado em: 25 de março de 2023.
9. KIM D e BOLGER M. Analysis of korean elementary pre-service teachers’ changing attitudes about integrated STEAM pedagogy through developing lesson plans. International Journal of Science and Mathematics Education, 2017; 15 (4): 587-605.
10. LEMES IL e DOS SANTOS RP. A educação 4.0: Um estudo de caso acerca da formação de professores para enfrentamento dos desafios do século Xxi. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 2021; 4(1): 82-100.
11. LOTES D eTONI M. DE. Metodologia ativa de ensino. Revista Competência, 2018; 10(2): 1-8.
12. MARQUESI SC e AGUIAR APS. A revisão de texto por pares como metodologia ativa para o aprimoramento da escrita acadêmica. Linha D’Água, 2021; 34(1): 137-158.
13. MORAES EB, et al. Educação 4.0 e seus benefícios para o ensino na era da quarta revolução industrial. Exacta, 2022; 1-21.
14. NUNES TFB, et al. Perspectivas da robótica como recurso pedagógico aplicada a educação 4.0 : Uma análise bibliométrica sobre robótica educacional. Research, Society and Development, 2021; 10(4): 1-14.
15. OLIVEIRA JFV e SENA FILHO ES. O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, 2022; 9(25): 35-49.
16. PERIGNAT E e KATZ-BUONINCONTRO J. STEAM in practice and research: An integrative literature review. Thinking Skills and Creativity, 2019; 31: 31-43.
17. PUTNIK G e ALVES C. Social network-based education and education 3.0: Application for education on design and teaching of Industry 4.0 concepts, 2022; 109: 659-665.
18. RODRIGUES-SILVA J e ALSINA A. Effects of a practical teacher-training program on STEAM activity planning. Revista Tempos e Espaços em Educação, 2022; 15(34): e17993.
19. SILVA SLS, et al. A transformação da educação como exigência para a mão de obra na indústria 4.0. Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, 2021; 7(1): 46-62.
20. SILVA EC, et al. Metodologias ativas numa escola técnica profissionalizante. Revista Portuguesa de Educação, 2020; 33(1): 158-173.
21. Treviño-Elizondo BL e García-Reyes H. What does Industry 4.0 mean to Industrial Engineering Education? Procedia Computer Science, 2023; 217: 876-885.
22. VENTURINE C e MALAQUIAS I. História da ciência, educação STEAM e literacia científica: possíveis intersecções. História da Ciência e ensino, 2022; 25: 196-208.
23. VUERZLER HL. Modelo de educação integrativa: a abordagem STEAM em uma proposta de ensino investigativo experienciado em uma Escola Estadual, Cuiabá, MT. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2020; 120 p.