Instrumento de autoavaliação institucional para discentes de cursos de medicina
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: validar o conteúdo de um instrumento de autoavaliação institucional para os discentes de cursos de Medicina. Métodos: trata-se de um estudo metodológico com ênfase na etapa de validação de conteúdo. Participaram 15 juízes-especialistas selecionados por meio de critérios de expertise. Na coleta de dados utilizou-se um questionário com escala Likert. A análise estatística possibilitou o cálculo do Índice de Validação de Conteúdo por meio de concordância entre as respostas. Resultados: obteve-se Índice de Validação de Conteúdo global de 83,43%. A partir das sugestões relacionadas a incluir, rever, explicar, excluir, alterar, unificar, a versão final ficou com 29 questões agrupadas em quatro blocos, sendo: bloco 1 - Projeto Pedagógico do Curso; bloco 2 - Docentes; bloco 3 - Infraestrutura específica da Medicina e cenários de prática, bloco 4 - autoavaliação. Conclusão: conclui-se que o instrumento revelou-se adequado para a aplicação em processos de autoavaliação institucional. As sugestões reforçaram a necessidade e a importância de se realizar os processos de validação de conteúdo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ASSUNÇÃO DL. A lei de diretrizes e bases de 9.394/96 e seus impactos na educação brasileira. Monografia (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021; 19 p.
3. BARREYRO GB. Do Provão ao SINAES: o processo de construção de um novo modelo de avaliação da educação superior. Avaliação, 2004; 9(2): 37-49.
4. BERNARDES JS e ROTHEN JC. O campo da Avaliação da Educação Superior: foco na Comissão Própria de Avaliação. Revista Meta: Avaliação, 2016; 8(23): 248-277.
5. BRASIL. 2004. Comissão especial de avaliação. SINAES: bases para uma nova proposta de avaliação da educação superior brasileira. Brasília-DF. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_superior/bases_para_uma_nova_proposta_de_avaliacao_da_educacao_superior_brasileira.pdf Acessado em: 8 de junho de 2023.
6. BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 15 abr. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm Acessado em: 14 de fevereiro de 2023.
7. CARDOSO MS, et al. A autoavaliação institucional numa instituição de ensino superior comunitária e seu potencial de uso para gestão universitária. Rev. Gest. Aval. Educ., 2022; 11(20): 1-24.
8. CAVALCANTI LMR e GUERRA MGGV. Diagnóstico Institucional da Universidade Federal da Paraíba a partir da Análise SWOT. Meta: Avaliação, 2019; 11(33): 694-718.
9. COREJOVA T, et al. Self-assessment as a tool for quality management of an educational institution in a technology-rich environment. International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training, ITHET, 2019.
10. GALVÃO RO, et al. Guia ilustrado para mediar educação em saúde com pessoas após o acidente vascular cerebral: construção e validação de conteúdo. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(11): e4450.
11. GIGANTE VCG, et al. Construção e validação de tecnologia educacional sobre consumo de álcool entre universitários. Cogitare enferm, 2021; 26(8): 1-10.
12. GUERRA MGGV e RIBEIRO WL. Avaliação de cursos a partir do SINAES: uma análise para melhoria da qualidade na Universidade Federal da Paraíba. Revista Educação em Questão, 2019; 57(53): 1-24.
13. INEP. 2015. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. SINAES: processo de avaliação. Disponível em: http://inep.gov.br/processo-de-avaliacao. Acessado em: 1 de maio de 2023.
14. KONZEN LZ e ADAMS E. Autoavaliação institucional: um estudo sobre a análise de dados da autoavaliação em perspectiva diacrônica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 2016; 21(1): 783-798.
15. MELO WS, et al. Guia de atributos da competência política do enfermeiro: estudo metodológico. Rev Bras Enferm, 2017; 70(3): 552-560.
16. NASCIMENTO MHM e TEIXEIRA E. Educational technology to mediate care of the “kangaroo family” in the neonatal unit. Rev Bras Enferm, 2018; 71(3): 1290-7.
17. NASCIMENTO NG, et al. Validação de tecnologia educacional para familiares/cuidadores de pacientes oncológicos elegíveis aos cuidados paliativos no domicílio. REME - Rev Min Enferm, 2023; 27(4): e-1496.
18. OLIVEIRA IS e ROTHEN JC. Análise bibliométrica da produção acadêmica em periódicos científicos sobre os processos de autoavaliação institucional na educação superior brasileira. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2021; 8(22): 40-56.
19. PASQUALI L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre, Brasil: Artmed. 2010. 182 p.
20. POLIDORI MM, et al. Avaliação institucional participativa. Avaliação, 2007; 12(2): 333-348.
21. POLIT DF e BECK CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre: Artmed; 2019.
22. SILVA ASR, et al. Validação de conteúdo e aparência de um curso online para a vigilância da influenza. RIAEE, 2017; 12(2): 1408-1420.
23. SILVA JRC, et al. A incidência dos mecanismos isomórficos nos processos de autoavaliação institucional. Navus, 2019; 9(3): 173-186.
24. SOARES IPP, et al. Guia educativo de apoio a familiares e cuidadores de idosos com alzheimer: validação de conteúdo. Rev. baiana enferm, 2021; 35(42533): 1-10.
25. SOUZA GA, et al. O professor e seus desafios na pandemia – COVID – 19. Cognitionis, 2020; 15(1): 1-12.
26. SOUZA SRA e GUERRA MGGV. Autoavaliação institucional da Universidade Federal da Paraíba: diagnóstico a partir da Comissão Própria de Avaliação. Rev. Diálogo Educ., 2020; 20(64): 2020.
27. ZIMMERMANN MMS e ALVES L. Proposta de instrumento de meta-avaliação da autoavaliação institucional na educação superior. Articles, 2022; 27(3): 1-15.
28. ZIMMERMANN MMS. Avaliação institucional: proposta de instrumento de meta-avaliação para a avaliação interna de IES. Dissertação (Mestrado profissional) - Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021; 122 p.