Desafios e possibilidades na escolarização de filhos com transtorno do espectro autista
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Resumo
Objetivo: Descrever as percepções de pais sobre desafios e possibilidades no processo de escolarização dos filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Métodos: Pesquisa observacional, transversal, descritiva e qualitativa. Realizada com pais de alunos do último ano do Ensino Fundamental II autodeclarados ou com diagnóstico de TEA, matriculados nas 23 Escolas Estaduais de Manaus, Amazonas. Resultados: Os pais perceberam que a convivência com outros colegas era muito desafiadora, que o ambiente escolar oferece oportunidades para interação social e a convivência coletiva possibilita novas conquistas de autonomia e independência para os filhos. Embora se tenha diversas leis e avanços no diagnóstico do TEA, a inclusão nos ambientes escolares gera muitas incertezas para pais. A maior expectativa dos pais estava na possibilidade do filho conviver e interagir com outros colegas e professores. Conclusão: A condição de ser autista e o despreparo das escolas/colegas de sala para acolherem os alunos com TEA foram descritos como barreira. O bullying está presente, seguido de maus-tratos, desencadeando desmotivação e traumas nos alunos autistas, passando a não terem vontade de irem para a escola nem a família consegue ter segurança quanto aos tipos de problemas que possam ser gerados futuramente em ambiente com experiências traumáticas.
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