Desafios e possibilidades na escolarização de filhos com transtorno do espectro autista

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Manoel Viana Xavier
José Antonio Torres Gonzalez

Resumo

Objetivo: Descrever as percepções de pais sobre desafios e possibilidades no processo de escolarização dos filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Métodos: Pesquisa observacional, transversal, descritiva e qualitativa. Realizada com pais de alunos do último ano do Ensino Fundamental II autodeclarados ou com diagnóstico de TEA, matriculados nas 23 Escolas Estaduais de Manaus, Amazonas. Resultados: Os pais perceberam que a convivência com outros colegas era muito desafiadora, que o ambiente escolar oferece oportunidades para interação social e a convivência coletiva possibilita novas conquistas de autonomia e independência para os filhos. Embora se tenha diversas leis e avanços no diagnóstico do TEA, a inclusão nos ambientes escolares gera muitas incertezas para pais. A maior expectativa dos pais estava na possibilidade do filho conviver e interagir com outros colegas e professores. Conclusão:  A condição de ser autista e o despreparo das escolas/colegas de sala para acolherem os alunos com TEA foram descritos como barreira. O bullying está presente, seguido de maus-tratos, desencadeando desmotivação e traumas nos alunos autistas, passando a não terem vontade de irem para a escola nem a família consegue ter segurança quanto aos tipos de problemas que possam ser gerados futuramente em ambiente com experiências traumáticas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
XavierM. V., & GonzalezJ. A. T. (2023). Desafios e possibilidades na escolarização de filhos com transtorno do espectro autista. Revista Acervo Educacional, 5, e13951. https://doi.org/10.25248/rae.e13951.2023
Seção
Artigos

Referências

1. CARVALHO SS e SHAW GSL. Relação entre família, escola e especialistas no processo de inclusão escolar de crianças autistas no município de Campo Formoso/BA. Cenas Educacionais, 2021; 4: e11868.

2. CAVACO N. Minha criança é diferente. Diagnóstico, prevenção e estratégia de intervenção e inclusão das crianças autistas e com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

3. FALLA D e ORTEGA-RUIZ R. Crianças em idade escolar diagnosticadas com transtorno do espectro autistas e vítimas de bullying: uma revisão sistemática. Psicologia Educacional, 2019; 25(2): 77-90.

4. GARCIA FW. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Educação a Distância, 2013; 3(1): 25-48.

5. GÓMEZ JLC e GARCÍA VA. Tecnologías de la información y la comunicación: aplicaciones en el ámbito de los trastornos del espectro del autismo. Siglo Cero: Revista Española sobre Discapacidad Intelectual, 2012; 43(242): 6-25.

6. HERNÁNDEZ JM. Bullying escolar e transtorno do espectro autista (TEA). Guia de desempenho para professores e famílias. Confederação do Autismo Espanha. (2017). Disponível em: http://acosoescuelatea.es/doc/GUIA-BULLYING-TAE.pdf. Acessado em: 23 de março de 2022.

7. MINATEL MM e MATSUKURA TS. Familiares de crianças e adolescentes com autismo: percepções do contexto escolar. Revista Educação Especial, 2015; 28(52): 429–442.

8. NICOLÁS FT. Avanzando en el uso de las TIC con personas con Trastorno del Espectro Autista: usos y aplicaciones educativas. Actas de nuevas tecnologías y necesidades educativas especiales, 2007; 1(1): 461-466.

9. NUNES VLM e MANZINI EJ. Atribuições de profissionais da educação sobre o aluno com autismo. Revista Cocar, 2019; 13(25): 75–95.

10. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Transtorno do Espectro Autista. (2017). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?Itemid=1098. Acessado em: 10 de julho de 2022.

11. SANTOS AMT. Autismo: um desafio na alfabetização e no convívio escolar. São Paulo: CRDA, 29.2008.

12. SERRA DCG. Entre a esperança e o limite: um estudo sobre a inclusão de alunos com autismo em classes regulares. Psicologia Clínica, 2009; 21(1): 235–235.

13. SILVA MC. A relação família e escola no processo de escolarização do aluno autista. Educação Básica Revista, 2016; 6: 2.

14. TOBIN H, et al. A qualitative examination of parental experiences of the transition to mainstream secondary school for children with an autism spectrum disorder. Educational and Child Psychology, 2012; 29(1): 75-85.

15. VYGOTSKI LS. Obras escogidas V. Fundamentos de defectologia. Madri: Machado, 1995.