Contribuições da educação física para o desenvolvimento motor de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

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Bianca Pâmela Santana
Regina Célia Vilanova-Campelo

Resumo

Objetivo: Examinar e sintetizar o conhecimento da literatura sobre as contribuições das aulas de Educação Física para o processo de desenvolvimento motor em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa, na qual as buscas foram realizadas nas bases de dados Periódico CAPES, Scielo, BVS e Lilacs, utilizando na estratégia de busca descritores e termos ligados ao desenvolvimento motor. Foram identificados 1685 artigos, e após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, restaram 9 artigos para a análise. Resultados: Dos artigos selecionados, 7 apresentaram bons resultados em relação ao nível de desenvolvimento motor, expondo que as crianças que participavam das aulas de educação física escolar apresentaram bons níveis em equilíbrio, motricidade fina, motricidade grossa, esquema corporal, noção espaço-temporal e coordenação motora geral, apresentando, portanto, um bom nível de desenvolvimento motor para a faixa etária. Considerações finais: Esta revisão demonstra que participar das aulas de educação física escolar, desde que estas sejam bem planejadas, podem contribuir para manter bons níveis nas habilidades motoras, uma vez que, as crianças avaliadas nos estudos incluídos na revisão foram classificadas com um nível de desenvolvimento motor normal para sua faixa etária.

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Como Citar
SantanaB. P., & Vilanova-CampeloR. C. (2023). Contribuições da educação física para o desenvolvimento motor de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Acervo Educacional, 5, e14256. https://doi.org/10.25248/rae.e14256.2023
Seção
Artigos

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