Novas tecnologias da informação e comunicação: um desafio para o processo ensino-aprendizagem

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Suelen Suzy Gomes Baptista
Rafaela Larissa Tavares do Vale
Felipe Pereira da Silva
Ediléia de Jesus Sousa Barros
Maria Julia Moreno Mesquita
Cindy Zayda Batista Shapiama
Fabiane de Souza Tapajos Viana
Evilly Queiroz Auzier
Áurea Amazonas Monteiro Garcia
Alexsanderson de Souza Passos

Resumo

Objetivo: Apontar as vantagens de utilizar as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no processo ensino-aprendizagem a distância, bem como na educação presencial. Revisão bibliográfica: A inserção das TIC no processo de ensino e aprendizagem vem melhorando significativamente, pois com elas pôde-se perceber que para aprender não é necessário estar em um lugar e horário específico, mas sim um guia de aprendizado que desperte interesse e motivação, sendo assim, o professor é um mediador, mentor e facilitador, que não apenas ensina conteúdo, mas sim o profissional que busca intermediar o acesso do aluno ao conhecimento, por meio do constante aprimoramento de sua metodologia de ensinar, criando com ajuda das TIC alternativas inovadoras, sem a necessidade de um processo formal e deliberado de ensino. Considerações finais: Com as aulas remotas, o processo de avaliação realizado pelo professor também passa por mudanças necessárias, mas que trazem progresso positivo, pois apesar de a prova já não ser o principal método para avaliar o aprendizado, a avaliação dinâmica e ativa coloca o aluno como principal responsável pelo seu aprendizado, e lhe proporciona conhecimento, garantindo o real sentido do processo de avaliar.

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Como Citar
BaptistaS. S. G., ValeR. L. T. do, SilvaF. P. da, BarrosE. de J. S., MesquitaM. J. M., ShapiamaC. Z. B., VianaF. de S. T., AuzierE. Q., Garcia Áurea A. M., & PassosA. de S. (2023). Novas tecnologias da informação e comunicação: um desafio para o processo ensino-aprendizagem. Revista Acervo Educacional, 5, e14396. https://doi.org/10.25248/rae.e14396.2023
Seção
Artigos

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