Promovendo a sustentabilidade social por meio da robótica educacional com alunos do ensino fundamental

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Guilherme Mendes de Andrade
Cristiane Domingues dos Santos Corrêa

Resumo

Objetivo: Promover a sustentabilidade social através da robótica educacional com os alunos do ensino fundamental no desenvolvimento de protótipos robóticos e ações que melhorem o mundo. Relato de experiência: As aulas foram baseadas através da metodologia sociointeracionista e uso das metodologias ativas onde foi realizado um levantamento sobre problemas dos bairros no entorno da escola. Através da utilização de ferramentas tecnológicas da educação, como chromebook, tela interativa, kits de robótica e de eletrônica, tablets e materiais recicláveis foram produzidos protótipos para solucionar os seguintes problemas: 1: Reciclagem do lixo nas ruas; 2: Sistemas antifurtos; 3: Alarme de enchentes; 4: Brinquedos para brincar; 5: Teleférico para a mobilidade nos morros. Considerações finais: O projeto permitiu que os alunos visualizassem estruturas e fenômenos conhecidos através de materiais concretos, fazendo uso da linguagem tecnológica, científica e vivenciar essa cultura digital onde estes foram aspectos relevantes para o desenvolvimento das ações e das criações dos protótipos propostos para solucionar problemas dos bairros no entorno da escola.

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Como Citar
AndradeG. M. de, & CorrêaC. D. dos S. (2023). Promovendo a sustentabilidade social por meio da robótica educacional com alunos do ensino fundamental. Revista Acervo Educacional, 5, e14656. https://doi.org/10.25248/rae.e14656.2023
Seção
Artigos

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