Avaliação do perfil e do impacto na formação de estudantes voluntários participantes da extensão universitária em um cursinho popular
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar o perfil e o impacto na formação dos voluntários que participam de um cursinho popular em uma universidade comunitária do interior do Rio Grande do Sul. Métodos: Constituiu em aplicação de um questionário online para os voluntários, abrangendo temas como a satisfação com o projeto, recursos humanos e materiais disponíveis, espaço físico e infraestrutura, coordenação e organização, resultados obtidos e participação dos voluntários. Resultados: Dos 63 voluntários convidados, 17 responderam completamente o questionário. A análise de perfil demonstrou que a maioria dos voluntários é solteiro e tem entre 20 e 30 anos de idade. Embora a maioria dos voluntários tenha menos de seis meses de experiência no projeto, 09 têm mais de dois anos de voluntariado. Os principais resultados indicam que a maioria dos voluntários se sente satisfeito com o projeto, especialmente com a interação, relacionamento com outros voluntários e com a acolhida no início do projeto. No entanto, há aspectos a serem melhorados em termos de recursos e materiais disponíveis, coordenação e organização do projeto. Conclusão: Evidencia-se que o cursinho popular é um projeto importante para a formação dos estudantes envolvidos como voluntários, contribuindo para a transformação social da comunidade.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. CORTEZ T. O indissociável tripé ensino, pesquisa e extensão na formação do profissional jurista apto a atuar nas demandas sociais. Revista Manus Iuris, 2020; 1(1).
3. DAMÁSIO CA e FILHO WRC. Impacto de uma universidade na comunidade local por meio de projetos de extensão: o caso de uma unidade acadêmica de tecnologia. Revista Engenharia de Interesse Social, 2020; 5(5): 122-144.
4. FLORES LF e MELLO DT. O impacto da extensão na formação discente, a experiência como prática formativa: um estudo no contexto de um Instituto Federal no Rio Grande do Sul. Revista Conexão UEPG, 2020; 16(1).
5. GEMELLI CE e OLTRAMARI AP. Voluntariado e formação da identidade: reflexões a partir da Psicodinâmica do Trabalho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 2020; 20(1): 956-962.
6. INCROCCI LMMC e ANDRADE THN. O fortalecimento da extensão no campo científico: uma análise dos editais ProExt/MEC. Revista Sociedade e Estado, 2018; 33(1).
7. MATSUDA CH. Estudo da satisfação dos voluntários engajados em entidades com área de atuação diversa, na cidade de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002; 94p.
8. MOIMAZ SAS, et al. Extensão universitária como estratégia de ensino e seu impacto na formação profissional. Revista Ensino, Saúde e Ambiente, 2021; 14(3): 982-994.
9. MOTTA PC. Serviços: pesquisando a satisfação do consumidor. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 1999; 180p.
10. NOGARI PS e FRANCO C. Ação voluntária como instrumento de aprendizado e humanização na formação médica. Revista FAG Journal of Health, 2020; 2(1): 20-31.
11. PAIVA LBN. Perfis motivacionais e gestão de pessoas no voluntariado. Revista Estrategias para el Cumplimiento de la Misión, 2020; 18(1-2): 29-55.
12. RODRIGUES E, et al. Motivação para atuação no voluntariado: estudo de caso em uma organização não-governamental. Revista Gestão e Sociedade, 2020; 14(40): 3923-3952.
13. SILVA MAN e CAMPELO MLB. Voluntariado e o ensino de português língua de acolhimento: fazer o bem atrelado à ação profissional. Revista Multilingüe de Lengua, Sociedad y Educación, 2021; 3(1): 152.
14. VIEGAS MP, et al. Fatores motivacionais, cognitivos, emocionais e os efeitos relacionados ao voluntariado. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2019; 15(1).
15. VIEIRA L, et al. Relato de experiência: a construção de um curso pré-vestibular popular vinculado ao curso de medicina. Revista Acervo Educacional, 2021; 3: e6855.