Ambiente virtual customizado com jogos eletrônicos para aulas de educação física do ensino fundamental II

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Levi Santos Santana
Patrícia Espíndola Mota Venâncio

Resumo

Objetivo: Verificar conhecimento, aceitação e necessidade dos docentes e discentes acerca do uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com jogos eletrônicos voltado à otimização das aulas de Educação Física, no ensino fundamental II. Métodos: Trata-se de pesquisa de campo aplicada, não-experimental, quantitativa, na qual participaram 1 professor e 18 alunos, e revisão de literatura de caráter exploratório. Para coleta de dados, foi utilizado um formulário online. Os dados foram tabulados com o auxílio de um software de planilhas eletrônicas e de uma plataforma online e colaborativa para criar designs. Resultados: Dentre os participantes, 68,5% disseram ter conhecimento entre básico e intermediário sobre AVA, 100% demostraram considerável grau de aceitação do uso dessa tecnologia digital e 89,45% entenderam ser necessário ou muito necessário esse uso. Conclusão: O uso de um AVA com jogos eletrônicos tem o potencial de otimizar as aulas de Educação Física e, mesmo tendo pouco conhecimento, professores e alunos demonstraram aceitação da ideia e ressaltaram a sua necessidade como um instrumento pedagógico a mais para facilitar a aprendizagem. É importante pesquisas futuras para preencherem possíveis lacunas deixadas neste estudo e ampliar o número literatura sobre a temática abordada.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SantanaL. S., & VenâncioP. E. M. (2024). Ambiente virtual customizado com jogos eletrônicos para aulas de educação física do ensino fundamental II. Revista Acervo Educacional, 6, e15667. https://doi.org/10.25248/rae.e15667.2024
Seção
Artigos

Referências

1. ALONSO JMR, et al. Validación de cuestionarios sobre el uso de las tics en el aula: itica y ticama. Brazilian Journal of Development, 2020; 6(4).

2. ASSIS MS e VIEIRA-SANTOS J. Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (tpack) na construção do saber docente virtual: uma revisão sistemática. Acta Scientiarum. Education, 2021; 43.

3. BORGES CG e COLOMBO BD. Os jogos eletrônicos como instrumento pedagógico nas aulas de educação física escolar. Revista Kinesis, 2019; 37: 01-09.

4. BRASIL. Decreto n.º 6.300,de 12 de dezembro de2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional-ProInfo, Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 3, 13 dez. 2007.

5. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

6. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

7. CAVALCANTI LMR, GUERRA MGGV. Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2022; 30(114): 73-93.

8. CESÁRIO JMS, et al. Metodologia científica: Principais tipos de pesquisas e suas caraterísticas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 2020; 5(11): 23-33.

9. CHAGAS DMF, et al. A influência das mídias nas aulas de Educação Física do ensino médio em escolas públicas. Lecturas: Educación Física y deportes, 2020; 25(268).

10. CRESWELL JW e CRESWELL JD. Projeto de pesquisa-: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora, 2021.

11. DE ALMEIDA VS, et al. Educação Física escolar e multimídias: novos contextos de implementação da BNCC. Ensino em Perspectivas, 2021; 2(4): 1-18.

12. FIORI R e GOI MEJ. Revisão de literatura em ambiente virtual de aprendizagem no Ensino Básico com uso de plataformas digitais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 2021; 12(3): 1-24.

13. FONSECA I e BETINI RC. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Versão Online ISBN, 2021; 978-85.

14. FREITAS R. Produtos Educacionais na área de ensino da CAPES: o que há além da forma?. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, 2021; 5(2): 5-20.

15. GIL AC. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2017; 175.

16. PÉREZ T e DEL CARMEN M. Importancia del uso de las TIC en educación primaria. Atlante Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2019.

17. PINHEIRO JCC, et al. Tecnologia e Educação Física: um estudo sobre possibilidades das TIC como ferramenta pedagógica. Incorporação, 2020; 1: 01.

18. PRETTO NL e BONILLA MHS. Tecnologias e educações: um caminho em aberto. Em Aberto, 2022; 35: 113.

19. RIZZATTI IM, et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio Docênc em Ciências, 2020; 5(2): 1-17.

20. SCREMIN G, et al. O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como ferramenta para a revisão de matemática no ensino fundamental. TICs & EaD em Foco, 2019; 5(1).

21. TAVARES VDS e MELO RBD. Possibilidades de aprendizagem formal e informal na era digital: o que pensam os jovens nativos digitais? Psicologia Escolar e Educacional, 2019; 23.

22. WEYH LF, et al. A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias. Brazilian Journal of Development, 2020; 6(7): 44497-44507.