Avaliação do conhecimento dos professores da educação infantil sobre psicomotricidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cristina Cicílio Duarte
Jairo Teixeira Junior
Patrícia Espíndola Mota Venâncio

Resumo

Objetivo:  Identificar o nível de conhecimento dos professores da educação infantil em uma cidade do estado de Goiás acerca da psicomotricidade. Métodos: Os educadores foram convidados a participar por meio de um link enviado via WhatsApp, respondendo a um questionário composto por 20 perguntas no Google Forms. Ao todo, 90 professores foram incluídos na pesquisa, sendo 88 mulheres e 2 homens. Resultados: Os resultados revelaram que 75,6% dos professores adquiriram conhecimentos sobre psicomotricidade durante sua formação acadêmica. Contudo, os dados indicam que uma grande parcela dos docentes encontrou dificuldades ao responder perguntas relacionadas à psicomotricidade, especialmente aquelas vinculadas às práticas pedagógicas. Entre os participantes, 47,8% afirmaram adquirir conhecimento por meio de experiências práticas no exercício da docência, enquanto 32,2% buscaram aprimoramento por meio de atividades de formação contínua. Conclusão: Embora muitos professores tenham demonstrado compreensão adequada das questões teóricas relacionadas à psicomotricidade, há uma considerável parcela que apresentou respostas inconsistentes ou incorretas, refletindo uma falta de segurança tanto no aspecto prático quanto no teórico. Esses resultados sublinham a necessidade premente de um aprimoramento adequado e contínuo por parte dos educadores, visando uma abordagem mais robusta e eficaz da psicomotricidade no contexto da educação infantil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DuarteC. C., Teixeira JuniorJ., & VenâncioP. E. M. (2024). Avaliação do conhecimento dos professores da educação infantil sobre psicomotricidade. Revista Acervo Educacional, 6, e15812. https://doi.org/10.25248/rae.e15812.2024
Seção
Artigos

Referências

1. BASTOS, NOT. Psicomotricidade na educação infantil. Revista eletrônica Psicomotricidade na Educação Infantil, 2022; 1(1):4-8.

2. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.

3. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

4. BRISOLA NLB. A importância da psicomotricidade no segundo período da educação infantil. Tecnologia e sustentabilidade. Revista Eletrônica Educación, 2022; 2(1): 65-83.

5. CRESWELL JW e CRESWELL JD. Projeto de pesquisa-: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Rio Grande do Sul: Penso, 2021, 398 p.

6. FERREIRA R. A importância do conhecimento em psicomotricidade para os educadores em suas diversas áreas de atuação. Tópicos especiais em ciências da saúde: teoria, métodos e práticas, 2018; 4: 365-383.

7. FONSECA V. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008; 561p.

8. FONTANA CM. A importância da psicomotricidade na educação infantil. 2013; 1(12): 10-17.

9. GALUPPI ABA. Percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Revista Educação Continuada, 2021; 3(1): 5-11.

10. GIL AC. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2017; 175.

11. HOLDEFER CA e VILELA, FR A importância da psicomotricidade na educação infantil. Caderno Intersaberes, 2022; 11(31): 231-241.

12. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em Dezembro de 2023.

13. LIMA GVS, et al. A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil: Movimento, cognição e afetividade. Educação Ambiental (Brasil), 2023; 4(1):44-46

14. MELO GPAN e SILVA FMI. A psicomotricidade na educação infantil: um olhar sobre o desenvolvimento global das crianças. Pró-Discente, 2019; 25(2): 104-125.

15. PEREIRA IOB. Corpo, gestos e movimento na educação infantil: o olhar psicomotor e pedagógico de professoras em uma emei de imperatriz-ma, Revista eletrônica Impactos da Covid-19, 2022; 1(1): 8-10.

16. PICCOLO VNI e MOREIRA WW. Corpo em movimento na educação infantil. São Paulo: Telos, 2012.

17. ROSSI FS. Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Vozes dos Vales, Diamantina, 2012; 1(1): 1-18.

18. RODRIGUES KD. Psicomotricidade na Educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades — Rev. Pemo, Fortaleza; 2021; 3(3): 1-10.

19. SACCHI AL e METZNER AC. A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; 2019; 1 (100): 96-110.

20. SILVA H e VENANCIO PEM. Efeito das aulas de psicomotricidade em crianças com transtorno do espectro autista. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(7): e10593.

21. TEIXEIRA CHJ, et al. Influência de um plano de educação física nos perfis de desenvolvimento psicomotor de crianças pré-escolares. Nuances: estudos sobre Educação, presidente Prudente-SP, 2023; 27(3): 79-100.

22. VENÂNCIO PEM, et al. Psicomotricidade relacional: análise da produção de conhecimento nos periódicos Qualis unificado. Research, Society and Development, 2022; 11(13): 1-8.

23. VENÂNCIO PEM et al. Desempenho Psicomotor na Educação Infantil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(7): e10589.