Elaboração e validação de vídeo educacional sobre metodologia ativa associado aos recursos digitais no ensino em saúde

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Selma Kazumi da Trindade Noguchi
Jofre Jacob da Silva Freitas
Daniel Figueiredo Alves da Silva
Ádria Rayane Lima Cascaes
Willian Hideo Miashiro Yamada
Simone Aguiar da Silva Figueira
Katia Simone Kietzer
Renato da Costa Teixeira

Resumo

Objetivo: Avaliar a eficácia de vídeos educacionais sobre metodologias ativas integradas às TDIC no ensino da saúde. Métodos: Para esse objetivo foram criadas 2 etapas, a primeira de construção dos vídeos, no período de maio a junho de 2023, e a segunda a validação, a qual foi realizada remotamente no período de setembro a outubro de 2023, cujo participantes foram juízes-especialistas/experts. Resultados: Na fase de validação os juízes consideraram o vídeo como claro, objetivo, atrativo e com importante potencial para esclarecimento ao público-alvo, com índice de validade de conteúdo maior que 94% para todos os domínios do instrumento. Conclusão: Diante do exposto, conclui-se que os vídeos educacionais desenvolvidos para o estudo receberam avaliações positivas e confiáveis por especialista e demonstraram ser eficazes tanto em termos de forma quanto de conteúdo, oferecendo um meio eficiente para facilitar o aprendizado sobre metodologias ativas, ressaltando a importância de uma aprendizagem interativa e engajada, especialmente relevante no campo da educação em saúde.

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Como Citar
NoguchiS. K. da T., FreitasJ. J. da S., SilvaD. F. A. da, Cascaes Ádria R. L., YamadaW. H. M., FigueiraS. A. da S., KietzerK. S., & TeixeiraR. da C. (2024). Elaboração e validação de vídeo educacional sobre metodologia ativa associado aos recursos digitais no ensino em saúde. Revista Acervo Educacional, 6, e15968. https://doi.org/10.25248/rae.e15968.2024
Seção
Artigos

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