Elaboração e validação de vídeo educacional sobre metodologia ativa associado aos recursos digitais no ensino em saúde
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar a eficácia de vídeos educacionais sobre metodologias ativas integradas às TDIC no ensino da saúde. Métodos: Para esse objetivo foram criadas 2 etapas, a primeira de construção dos vídeos, no período de maio a junho de 2023, e a segunda a validação, a qual foi realizada remotamente no período de setembro a outubro de 2023, cujo participantes foram juízes-especialistas/experts. Resultados: Na fase de validação os juízes consideraram o vídeo como claro, objetivo, atrativo e com importante potencial para esclarecimento ao público-alvo, com índice de validade de conteúdo maior que 94% para todos os domínios do instrumento. Conclusão: Diante do exposto, conclui-se que os vídeos educacionais desenvolvidos para o estudo receberam avaliações positivas e confiáveis por especialista e demonstraram ser eficazes tanto em termos de forma quanto de conteúdo, oferecendo um meio eficiente para facilitar o aprendizado sobre metodologias ativas, ressaltando a importância de uma aprendizagem interativa e engajada, especialmente relevante no campo da educação em saúde.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. CARVALHO KM, et al. Construction and validation of a sleep hygiene booklet for the elderly. Revista Brasileira de Enfermagem, 2019; 72(2): 223-20.
3. COLUCI MZO, et al. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 2015; 20(3): 925-936.
4. JOHNSON C e MAYER RE. A testing effect with multimedia learning. Journal of Educational Psychology, 2009; 101(3): 621-629.
5. KINDEM G e MUSBURGER RB. Introduction to Media Production: from analog to digital. Bostom: Focal Press, 2001; 64p.
6. LEITE SS, et al. Construção e validação de Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Revista Brasileira Enfermagem, 2018; 71(4): 1732-8.
7. MACEDO KDS, et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery, 2018; 22.
8. MAYER RE. Multimedia Learning. Cambridge, UK: Cambridge University Press; 2009; 124p.
9. MONTEIRO JCS. PADLET: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, 2020; 2: 1-11.
10. MUNIZ MLC, et al. Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica. Escola Anna Nery, 2022; 26: 1-10.
11. NUNES AKF, et al. O uso de metodologias ativas com TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem. TICs & EaD em Foco, 2018; 4(1): 105-116.
12. NUNES VWN e BESSA RC. Metodologias ativas apoiadas por recursos digitais: usando os aplicativos prezi e plickers. Livro de atas X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017. Braga: Universidade do Minho. 2018.
13. OLIVEIRA F, et al. Aspectos teóricos e metodológicos para adaptação cultural e validação de instrumentos na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, 2018; 27(2): 1-13.
14. PASQUALI L. Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas. Porto Alegre, Brasil: Artmed. 2010.
15. SÁ GGM, et al. Construção e validação de vídeo educativo para idosos acerca dos riscos de queda. Revista Brasileira Enfermagem, 2020; 3(3): 1-8.
16. SABOIA DM. Construção e validação de aplicativo educativo para prevenção da incontinência urinária em mulheres após o parto. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – FFOE. Departamento de Enfermagem. Universidade Federal Do Ceará, Fortaleza, 2017; 150p.
17. SFREDO LR, et al. Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa, 2020; 21(2): 80-89.
18. SILVA DSM, et al. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, 2022; 46(2): 1-9.
19. SILVA AC, et al. Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória. Revista Esc Enfermagem USP, 2016; 50(6): 990-997.
20. TEIXEIRA MC. As metodologias do ensino superior. Paraná: UNICENTRO, 2015; 52p.