A ludicidade como estratégia de ensino, sob a visão do professor de educação física

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Bianca Caroline Damasceno Sousa
Regina Célia Vilanova-Campelo

Resumo

Objetivo: Investigar se os professores de Educação Física de uma cidade do estado do Maranhão fazem uso do lúdico e, se o fizerem, de que forma eles têm aplicado em suas aulas. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo transversal com abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário contendo 8 questões. A pesquisa foi constituída por 14 professores. Para a análise das respostas dos questionários, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática por frequência de Bardin. Resultados: 35,7% dos professores responderam que sempre usam a ludicidade em suas aulas, outros 35,7% relatam usar o lúdico com frequência. Com relação a frequência em que trabalham a ludicidade, 50% afirmam trabalhar pelo menos 1 vez por semana, e 57,1% utilizam a estratégia de ensino no horário da aula de educação física. A partir da análise das respostas dos professores, destacou-se duas categorias a respeito da visão dos professores sobre a ludicidade, sendo elas: Ludicidade como forma de atrair o aluno e Ludicidade como forma de desenvolvimento integral do aluno. Conclusão: O estudo possibilitou concluir que os professores utilizam a ludicidade em sua prática docente.

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Como Citar
SousaB. C. D., & Vilanova-CampeloR. C. (2024). A ludicidade como estratégia de ensino, sob a visão do professor de educação física. Revista Acervo Educacional, 6, e16475. https://doi.org/10.25248/rae.e16475.2024
Seção
Artigos

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