Mapeamento do ensino da dança na aula de educação física

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Valdiney Sousa Bandeira dos Santos
Regina Célia Vilanova Campelo

Resumo

Objetivo: Mapear a aplicação do conteúdo da dança no Planejamento Curricular da disciplina de Educação Física em uma cidade do estado do Maranhão relacionando os dilemas e perspectivas do seu ensino. Métodos: Foi realizado um estudo de campo de caráter documental, onde foram analisados os planejamentos curriculares da disciplina de Educação Física das escolas públicas e privadas de uma cidade do estado do Maranhão. Estudo do tipo transversal, com 14 professores formados em educação física e que ministram a disciplina nas escolas pesquisadas. Resultados: Em relação aos planejamentos curriculares, a minoria dos professores investigados disponibilizou e tinha na escola cópias do planejamento e planos de aulas. Aos dilemas do ensino da dança os depoimentos coletados podem-se notar que os professores apresentam carência de habilidades para dominar o conteúdo. E sobre a perspectiva na presente pesquisa, notamos que o conteúdo dança é abordado nas aulas de educação física, entretanto de forma insuficiente e insatisfatório. Conclusão: No presente estudo, foi constatado que apenas a minoria dos professores de Educação Física das escolas públicas e privadas insere o conteúdo Dança em seus planejamentos e na sua prática pedagógica, apresentando dificuldades em relação a habilidades diante o conteúdo.

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Como Citar
SantosV. S. B. dos, & CampeloR. C. V. (2024). Mapeamento do ensino da dança na aula de educação física. Revista Acervo Educacional, 6, e16709. https://doi.org/10.25248/rae.e16709.2024
Seção
Artigos

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