Acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior do Brasil
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Identificar as dificuldades de acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior do Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe (LILACS), Portal de periódicos CAPES e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), realizada no período entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Foram utilizados os descritores “Acesso e permanência” AND “Pessoas com deficiência” AND “Ensino Superior” AND “Políticas públicas” AND “Brasil”. Resultados: A amostra final foi composta por 09 (nove) artigos, os quais apontaram os principais fatores que influenciam no acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior do Brasil. A desigualdade no acesso à educação no Brasil é agravada por fatores como renda, idade, região e falta de preparo dos educandos. No ensino superior, as barreiras enfrentadas pelas PcDs incluem obstáculos de acessibilidade física, falta de materiais adaptados e, significativamente, a presença de preconceito. Considerações finais: É possível considerar que a legislação brasileira avançou significativamente na garantia dos direitos educacionais das pessoas com deficiência (PcD), principalmente no contexto do ensino superior. Entretanto, apesar dos avanços, a realidade ainda enfrenta barreiras que demandam atenção e ação contínua.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ANTUNES KCV e AMORIM CC. Os desafios da docência no ensino superior frente a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1465-1481, 2020.
3. BRASIL (2001a). Lei n.10.172, de 09 de janeiro de 2001: Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Retirado em 12/11/2004, do: Presidência da República Federativa do Brasil no World Wide Web: http://www.presidencia.gov.br/
4. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
5. BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994
6. BRASIL. Lei N° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, Secretaria-Geral, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2015.
7. BRITO AE, et al. Educação especial e inclusiva no ensino superior. Revista Educação, 2013; 16(20-21): p14-20.
8. BRUNHARA JA, et al. Acessibilidade da pessoa com deficiência no ensino superior: atitudes sociais de alunos e professores de uma instituição de ensino superior. Revista CEFAC, 2019; 21.
9. CABRAL RLG, et al. A implementação do direito à educação superior das pessoas com deficiência no Brasil: avanços e desafios pendentes na agenda de concretização da cidadania. Pensar-Revista de Ciências Jurídicas, 2022; 27(4): 14-14.
10. CANTORANI JRH, et al. A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409. Revista Brasileira de Educação, 2020; 25: e250016.
11. CROCHÍK JL, et al. Preconceito e atitudes em relação à educação inclusiva. Psicologia Argumento, Curitiba, 2006; 24(46): 55-70.
12. DUSSILEK CA, et al. Inclusion in higher education: a systematic review of the conditions presented to students with disabilities. Research, Society and Development, 2017; 6(4): 317-341.
13. GARCIA RAB, et al. Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência. Psicologia Escolar e Educacional, 2018; 22: 33-40.
14. GUIMARÃES MCA, et al. Trajetórias de alunos com deficiência e as políticas de educação inclusiva: Da Educação Básica ao Ensino Superior. Revista brasileira de educação especial, 2021; 27.
15. INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2021. Brasília: Inep, 2022.
16. JAILMA S e ADRIANA P. A inclusão no ensino suPerior: vivênciAs de estudAntes com deFiciênciA visuAl. Revista Brasileira de Educação Especial, 2022; 28: e0012.
17. KASSAR MCM, et al. Embates e disputas na política nacional de Educação Especial brasileira. Educação e Pesquisa, 2019; 45: 1-19.
18. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL
19. LEÓN JM. La perspectiva del profesor tutor sobre los problemas de la integración de los niños con necesidades educativas especiales. Revista de Educación Especial, Barcelona, 1994; 14: 77-83.
20. LERIA LA, et al. O acesso do estudante com deficiência visual à educação superior: análise dos microdados do exame nacional do ensino médio (ENEM). Educação em Revista, 2022; 38.
21. MARCONCIN LIR, et al. O olhar do surdo: traduzindo as barreiras no ensino superior. Ensaios Pedagógicos: revista eletrônica do curso de Pedagogia das Faculdades OPET, 2013; 5.
22. MITTLER P. Educação Inclusiva: Contextos Sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
23. OLIVEIRA MS, et al. O acesso de estudantes com deficiência no ensino superior e sua relação com o projeto de sociedade existente. Práxis Educacional, 2020; 16(41): 167-183.
24. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 10 dez. 1948.
25. PAIVA JCM e GESSER M. Acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: participação na academia científica como forma de ativismo político. Revista Educação e Políticas em Debate, 2023; 12(3): 1117–1131.
26. PIRES A. Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do Enem 2012 do Estado de São Paulo. ETD - Educação Temática Digital, 2015; 17(3): 523-541.
27. ROSA MF, et al. Análise de Estratégias para Acesso e Permanência de Discentes com Deficiência no Ensino Superior. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 2022; 23(4): p. 610–616.
28. ROTH BW. Experiências educacionais inclusivas II: Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2008
29. SANTOS QUADROS G. Os efeitos das desigualdades regionais nos resultados do Enem: uma análise a partir dos microdados de 2018. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Ciências Econômicas). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.
30. SIEMS-MARCONDES MER e OLIVEIRA DS. Ensino superior na perspectiva da pessoa com deficiência, condições de acesso, permanência e sucesso. Revista Interinstitucional Artes de Educar, 2019; 5(2): p. 342-359.