Acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior do Brasil

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Ellian Robert Vale Santos
Saimon Leitão
Nayra Luanny Cunha de Andrade Silva
Luka Martins Garcês
Carlos José Moraes Dias
Andressa Coelho Ferreira
Rachel Melo Ribeiro
Cristiano Teixeira Mostarda
Carlos Alberto Alves Dias Filho
Nivaldo de Jesus Silva Soares Junior

Resumo

Objetivo: Identificar as dificuldades de acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior do Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe (LILACS), Portal de periódicos CAPES e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), realizada no período entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Foram utilizados os descritores “Acesso e permanência” AND “Pessoas com deficiência” AND “Ensino Superior” AND “Políticas públicas” AND “Brasil”. Resultados: A amostra final foi composta por 09 (nove) artigos, os quais apontaram os principais fatores que influenciam no acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior do Brasil. A desigualdade no acesso à educação no Brasil é agravada por fatores como renda, idade, região e falta de preparo dos educandos. No ensino superior, as barreiras enfrentadas pelas PcDs incluem obstáculos de acessibilidade física, falta de materiais adaptados e, significativamente, a presença de preconceito. Considerações finais: É possível considerar que a legislação brasileira avançou significativamente na garantia dos direitos educacionais das pessoas com deficiência (PcD), principalmente no contexto do ensino superior. Entretanto, apesar dos avanços, a realidade ainda enfrenta barreiras que demandam atenção e ação contínua.

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Como Citar
SantosE. R. V., LeitãoS., SilvaN. L. C. de A., GarcêsL. M., DiasC. J. M., FerreiraA. C., RibeiroR. M., MostardaC. T., Dias FilhoC. A. A., & Soares JuniorN. de J. S. (2024). Acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior do Brasil. Revista Acervo Educacional, 6, e16992. https://doi.org/10.25248/rae.e16992.2024
Seção
Artigos

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