Processo de acesso e permanência de povos indígenas nas universidades do Brasil
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Resumo
Objetivo: Investigar como se dá o processo de acesso dos povos indígenas ao meio acadêmico, bem como os fatores determinantes para a sua permanência até o final da graduação. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa nas bases do Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), realizada no período entre dezembro de 2023 à janeiro de 2024. Foram utilizadas as seguintes palavras passe: "acesso às universidades" AND indígenas AND Brasil. Resultados: A amostra final foi composta por 08 (oito) artigos, os quais apontaram que os principais fatores que influenciam na falta acesso e permanência está associada as desigualdades socioeconômicas, falta de apoio institucional e estrutural aos estudantes. Outros fatores são a falta de iniciativas de âmbito nacional a respeito da criação de programas que incentivem a permanência desses povos nas universidades. Considerações finais: Os estudos evidenciam que é de suma importância a criação de políticas de ações afirmativas, bolsas e programas voltados a promoção de acesso e permanência dos povos indígenas, e revela o impacto na construção de um sistema educacional mais compromissado com a equidade, justiça social e preservação da cultura de maneira eficaz a superar as barreiras históricas enfrentadas pelos povos originários.
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