Processo de acesso e permanência de povos indígenas nas universidades do Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luka Martins Garcês
Nayra Luanny Cunha de Andrade Silva
Ellian Robert Vale Santos
Saimon Leitão
Carlos Benjamin Lino Moraes Dias
Andressa Coelho Ferreira
Rachel Melo Ribeiro
Cristiano Teixeira Mostarda
Carlos Alberto Alves Dias Filho
Nivaldo de Jesus Silva Soares Junior

Resumo

Objetivo: Investigar como se dá o processo de acesso dos povos indígenas ao meio acadêmico, bem como os fatores determinantes para a sua permanência até o final da graduação. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa nas bases do Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), realizada no período entre dezembro de 2023 à janeiro de 2024. Foram utilizadas as seguintes palavras passe: "acesso às universidades" AND indígenas AND Brasil. Resultados: A amostra final foi composta por 08 (oito) artigos, os quais apontaram que os principais fatores que influenciam na falta acesso e permanência está associada as desigualdades socioeconômicas, falta de apoio institucional e estrutural aos estudantes. Outros fatores são a falta de iniciativas de âmbito nacional a respeito da criação de programas que incentivem a permanência desses povos nas universidades. Considerações finais: Os estudos evidenciam que é de suma importância a criação de políticas de ações afirmativas, bolsas e programas voltados a promoção de acesso e permanência dos povos indígenas, e revela o impacto na construção de um sistema educacional mais compromissado com a equidade, justiça social e preservação da cultura de maneira eficaz a superar as barreiras históricas enfrentadas pelos povos originários.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GarcêsL. M., SilvaN. L. C. de A., SantosE. R. V., LeitãoS., DiasC. B. L. M., FerreiraA. C., RibeiroR. M., MostardaC. T., Dias FilhoC. A. A., & Soares JuniorN. de J. S. (2024). Processo de acesso e permanência de povos indígenas nas universidades do Brasil. Revista Acervo Educacional, 6, e17002. https://doi.org/10.25248/rae.e17002.2024
Seção
Artigos

Referências

1. BERGAMASCHI MA, et al. Estudantes indígenas em universidades brasileiras: um estudo das políticas de acesso e permanência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2018; 99: 37-53.

2. BRAGA GS et al. Políticas públicas de ações afirmativas: desafios enfrentados por indígenas discentes na graduação da Universidade Federal do Pará. Revista Educação e Políticas em Debate, 2022; 11(1): 362–382.

3. BRASIL, Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Diário Oficial da União. 20 jul. 2010.

4. BRASIL, Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União. 29 ago. 2012.

5. DA SILVA VSR e DA SILVA GJ. Retenção e evasão dos (as) estudantes indígenas e quilombolas na universidade federal de pelotas: desafios para as políticas de permanência. Expressa Extensão, 2021; 26(3): 69-80.

6. DE CASTRO NJC, et al. Ensino e pesquisa sobre saúde dos povos indígenas: experiências acadêmicas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 25: e567.

7. DE MORAES JSR, et al. Ações afirmativas e povos indígenas: Democratização do acesso e permanência na Universidade do Estado de Santa Catarina. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), 2022; 34(1): 610-641.

8. FIGUEIREDO OVA. Acesso de indígenas e quilombolas na Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Cadernos do LEPAARQ (UFPEL), 2019; 16(3): 176-191.

9. KRAINSKI LBKR, et al. Somos todos universidade: inclusão e permanência de estudantes indígenas nas universidades públicas do Paraná. Conjecturas, 2022; 22(5): 16-29.

10. LUNA WF, et al. Mapeamento e experiências de indígenas nas escolas médicas federais brasileiras: acesso e políticas de permanência. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 2021; 25.

11. OLIVEIRA DA et al. As políticas de avaliação e responsabilização no Brasil: uma análise da Educação Básica nos estados da região Nordeste. Revista Ibero-americana de Educação, 2020.

12. SANTOS MSF e KARAJÁ PAIO. Os desafios para permanência dos estudantes indígenas na UFT: o diálogo entre os saberes. Povos indígenas da américa latina. 2019; 3.

13. SILVEIRA B, et al. A permanência de estudantes indígenas da Universidade Federal de Santa Catarina. 2020.

14. SOARES PDSB, et al. O significado da entrada e permanência de estudantes indígenas nas universidades públicas Brasileiras – “programa de índio” é estudar: a UFG em questão. 2021.

15. SOUSA EA. O acesso e a permanência de indígenas no ensino superior: desafios e potencialidades. 2019.