Monitoramento tecnológico de modelos didáticos sobre ciências biológicas patenteados

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Kaline da Silveira Amorim
Marilia Ribeiro Sales Cadena

Resumo

Objetivo: Monitorar tecnologicamente o desenvolvimento de modelos didáticos sobre ciências biológicas patenteados de 1949 a 2022. Métodos: foi realizado um estudo quantitativo dividido em duas etapas, onde a primeira consistiu no levantamento de dados nas bases de patentes nacionais e internacionais, utilizando palavras-chave das áreas das ciências biológicas; enquanto a segunda etapa consistiu na interpretação dos dados levantados em tabelas e gráficos com o objetivo de definir quais áreas das ciências biológicas possuem modelos didáticos e elencar se são acessíveis ou não a pessoas com deficiência visual. Resultados: Patentes (225) foram identificadas como de modelos didáticos de áreas/temas das ciências biológicas; foi possível constatar que as áreas/temas que lideram a produção de modelos didáticos foram as de DNA (genética), proteínas e anatomia e que os países que mais produzem esses modelos são a China e o Estados Unidos. Porém, quem lidera na produção de modelos inclusivos a pessoas com deficiência visual é o Brasil, apesar de produção de patentes inexpressiva frente aos líderes de produção. Conclusão:  Há patenteamento significativo de modelos didáticos para as ciências biológicas, o número de artefatos inclusivos a pessoas com deficiência visual é mínimo e desenvolvidos em sua maioria por inventores brasileiros.

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Como Citar
AmorimK. da S., & Sales CadenaM. R. (2024). Monitoramento tecnológico de modelos didáticos sobre ciências biológicas patenteados. Revista Acervo Educacional, 6, e17555. https://doi.org/10.25248/rae.e17555.2024
Seção
Artigos

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