Atuação do tutor especialista e não especialista na aprendizagem baseada em problemas: percepção do discente

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Déborah Lobato Guimarães
Camila do Carmo Said
Luís Augusto Neves de Caires
Samuel Sathler Gomes Feitosa
Eisenhower Pego de Sales Filho
Karen Cecília Lima Torres

Resumo

Objetivo: Comparar a percepção dos discentes sobre a atuação do tutor especialista em relação ao tutor não especialista, identificando fatores que interferem na atuação do tutor. Métodos: Estudo transversal quanti-qualitativo com alunos de medicina do 1º ao 8º período de uma universidade privada em Belo Horizonte/MG. Foi aplicado o questionário Revised University Of Sydney Medical Program PBL Tutor Form já traduzido e adaptado para o português do Brasil. A análise inferencial foi feita de modo pareado, por meio do teste T. A avaliação qualitativa foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Participaram do estudo 209 discentes, 124 do Ciclo Básico (CB) e 85 do Ciclo Clínico (CC), avaliando 64 tutores. A análise quantitativa não indicou diferença entre a atuação do tutor especialista em relação ao não especialista. Entretanto, a análise qualitativa revelou três categorias finais: conhecimento técnico, processo de condução do GT e relacionamento tutor aluno e evidenciou que na percepção dos discentes as variáveis relacionadas à atuação do tutor foram importantes. Considerações finais: A análise qualitativa mostrou que a expertise do tutor, a forma de condução do GT e o relacionamento pessoal, são importantes variáveis na atuação do tutor na ABP. 

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Como Citar
GuimarãesD. L., SaidC. do C., CairesL. A. N. de, FeitosaS. S. G., Sales FilhoE. P. de, & TorresK. C. L. (2024). Atuação do tutor especialista e não especialista na aprendizagem baseada em problemas: percepção do discente. Revista Acervo Educacional, 6, e17619. https://doi.org/10.25248/rae.e17619.2024
Seção
Artigos

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