2.1 - A revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico. O formato dos documentos dos são HTML e PDF.
4.1 - A revista publica artigos científicos das área de Enfermagem.
4.1.1 São aceitos artigos originais, estudos de caso e revisões bibliográficas.
4.1.2. Os artigos devem destinar-se exclusivamente à esta revista, não sendo permitida sua apresentação e ou publicação simultânea a outro periódico.
4.1.3. Os manuscritos podem ser apresentados em Português com resumos em Inglês e Espanhol.
4.1.4. Os artigos submetidos devem atender à Política Editorial da revista.
4.2 - Submissão
.2.1 - Os manuscritos serão recebidos por meio de sistema eletrônico da revista
4.2.2 - O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
5.1 - São aceitos apenas artigos que respeitem os princípios éticos da pesquisa.
5.2 - Os manuscritos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos devem estar condicionados ao cumprimento dos princípios éticos da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
5.3 - Esta revista segue todos os preceitos e condutas de boas práticas editoriais estabelecidas pelo COPE (publicationethics.org).
5.4 - Os trabalhos, portanto devem ter sido conduzidos dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de ética em pesquisa e aprovada pela comissão de ética da instituição onde a pesquisa foi realizada.
5.5 - Os conceitos e opiniões expressos nos artigos, bem como a exatidão e a procedência das citações, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
5.6 - Os manuscritos submetidos à revista serão avaliados pela Equipe Editorial e por Assessores Científico (ad hoc) parceiros da revista.
6.1.1 - Após o recebimento, o manuscrito é encaminhado ao Editor para triagem e posteriormente é feita a distribuição aos pareceristas da revista.
6.2 - Avaliação por pares
6.2.1 - O manuscrito é submetido à avaliação de dois consultores pareceristas, provenientes de instituição diferente daquela do(s) autor(es), em um processo no qual os trabalhos são analisados em relação aos seguintes aspectos:
- Adequação do título ao conteúdo;
- Originalidade;
- Estrutura da publicação;
- Clareza e pertinência dos objetivos;
- Metodologia;
- Resultados e discussão;
- Informações inteligíveis, e
- Citações e referências adequadas.
6.3 - Os revisores preenchem o parecer substanciado, considerando ou recusando o artigo para publicação.
6.3.1 - Caso o artigo seja aprovado deverá ser paga uma Taxa de publicação.
6.3.2 - A recomendação do artigo para publicação não extingue e necessidade de correções, alterações e/ou adequações que venha a ser solicitadas pelo revisor ou editor da revista.
6.4 - No caso de correções ou adequações, o editor envia um e-mail solicitando um retorno por parte dos autores no prazo de 30 (trinta) dias corridos e caso os autores não retornem o manuscrito o processo é arquivado.
6.5 - O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos revisores (simples cego).
6.6 - Após o parecer dos revisores o manuscrito será avaliado pelo Editor que pode solicitar outros ajustes antes da aprovação final.
6.7 - Em caso de identificação de plágio no manuscrito EM QUALQUER MOMENTO DO PROCESSO EDITORIAL, o artigo será rejeitado, o processo arquivado e os autores informados da ocorrência. Para maiores detalhes ver em ÉTICA EM PESQUISA, item 5.
7.1.1 - Após a aprovação, o artigo é revisado ortográfica e gramaticalmente.
7.1.2 - As alterações eventualmente realizadas são encaminhadas para aprovação formal pelos autores, antes de serem encaminhados para publicação.
7.1.3 - Os autores terão o prazo de 72 horas para aprovar a revisão de texto.
7.1.4 - Não serão admitidos acréscimos ou modificações após a aprovação da revisão final.
7.2 - Publicação
7.2.1 - Os artigos são publicados na versão online disponíveis em formato PDF na página da revista.
7.2.2 - No caso de desistência por parte dos autores a qualquer momento do processo editorial será cobrada uma Taxa de desistência (50% do valor da taxa que seria cobrada para a publicação) referente aos custos operacionais da revista. A partir do momento que o autor submete um artigo ele está contratando nossos serviços (item assinalado no formulário eletrônico de submissão) e assume o compromisso de arcar com os gastos do processo.
7.3 - Arquivamento e proteção de dados
7.3.1. Desde a submissão até a publicação, todos os dados são protegidos e é respeitado a confidencialidade dos envolvidos. Esses dados passam por auditoria interna e são arquivados sob número de processo individual para cada artigo.
7.3.2. Como Política de Arquivamento, este periódico usa o sistema de inteligência de informação desenvolvido pela Acervo+ Index bases. Por meios de um script os dados não arquivados em nuvem em 3 níveis de distribuição localizados em servidores distintos. O processo de captação de dados é realizado e um ciclo constante a cada minuto. Esse sistema permite que todos os dados sejam preservados e restaurados em caso de erros do sistema editorial ou danos decorrentes de quebra de segurança, seja para processos em execução, arquivados ou processos cujos artigos já estejam publicados. Além disso, o periódicos utiliza do sistema Open Journal System [OJS], que por sua vez está vinculado à Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT.