Consulta de Enfermagem em Âmbito Escolar: um relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Descrever as experiências das entrevistas de enfermagem e orientações em saúde desenvolvidas para adolescentes no âmbito da saúde do escolar, abordando aspectos pessoais, sexuais, familiares, físicos e educacionais. Relato de experiência: As ações foram conduzidas por quatro acadêmicas de enfermagem do nono semestre de uma universidade particular do Distrito Federal. Realizou-se consultas de enfermagem de modo a mapear o estado geral de saúde e levantar vulnerabilidades e riscos à saúde de adolescentes de 16-18 anos. A avaliação envolveu domínios como dinâmica familiar, alimentação, orientação e vida sexual, uso de substâncias psicoativas, automutilação e tentativa de autoextermínio. Em seguida, realizou-se aconselhamentos e orientações em saúde. Os resultados indicaram que os adolescentes em sua maioria tiveram contato com substâncias psicoativas, iniciação da vida sexual e foram vítimas de violência. Considerações finais: As entrevistas de enfermagem e as orientações de orientação em saúde aos adolescentes constituem recursos importantes à saúde do escolar, ampliando o acesso às ações de promoção e proteção de saúde. A ação possibilitou que as acadêmicas realizassem a abordagem de forma individual e a orientação em saúde de forma personalizada.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ARNETT JJ. Emerging adulthood: A theory of development from late teens through the twenties. American Psychologist, 2000; 55:469-480.
3. ASSUNÇÃO MLB, et al. Educação em saúde: a atuação da enfermagem no ambiente escolar. Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2020; 14: e243745.
4. BESERRA MA, et al. Violência no contexto escolar e ideação suicida na adolescência. Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2020; 10: 1-18.
5. COSTA JUNIOR AL. Psicologia da saúde e desenvolvimento humano: o estudo do enfrentamento em crianças com câncer e expostas a procedimentos médicos invasivos. In: Dessen MA, Costa Jr. AL. A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005; 171-189p.
6. DA SILVA SL, et al. Sistematização da assistência de enfermagem ao adolescente: consulta de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE, 2007; 1(1): 1-11.
7. EYNG AM, et al. Violências nas escolas e representações sociais: um diálogo necessário no cotidiano escolar. Rev Diálogo Educ, 2009; 9(28): 467- 480.
8. FAIAL LCM, et al. A escola como campo de promoção à saúde na adolescência: revisão literária. Revista Pró-UniverSUS, 2016; 7(2): 22-29.
9. FONSECA LS, CANAL CPP. Processo de escolha profissional de adolescentes: uma perspectiva desenvolvimentista. Revista Psicologia em Pesquisa, 2022; 16(2): e32816.
10. GOMES SHP, et al. Vulnerabilities and potential of adolescents about the health issues and citizenship. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, 2021; 13(1): 317-323.
11. SENNA SRCM, DESSEN MA. Reflexões sobre a saúde do adolescente brasileiro. Psicologia, Saúde e Doenças, 2015; 16(2): 223-235.
12. MARCONDES FL. Educação sexual entre adolescentes: um estudo de caso. Revista Nursing, 2021; 4(274): 5357-5366.
13. MELO AKS, MOREIRA V. Fenomenologia da queixa depressiva em adolescentes: um estudo crítico-cultural. Rev Aletheia, 2008; 27(1): 51-64.
14. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de Atenção Básica: Saúde na Escola. 2009. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_24.pdf. Acessado em: 13 de mar. 2022
15. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de Atenção Básica: Passo a passo PSE: Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/passo_a_passo_programa_saude_escola.pdf. Acessado em: 18 de mar. de 2022.
16. RASCHE AS, SANTOS MSS. Enfermagem escolar e sua especialização: uma nova ou antiga atividade. Revista Brasileira de Enfermagem, 2013; 66(4): 607-610.
17. RODRIGUES DG, et al. Promoção de saúde bucal em um ambiente hospitalar infantil: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021;13(1): e5223.
18. SALUM GB, MONTEIRO LAS. Educação em saúde para adolescentes na escola: um relato de experiência. Revista Mineira de Enfermagem, 2015; 19(2): 246-251.
19. TRAVERSO-YÉPEZ MA, PINHEIRO VS. Adolescência, saúde e contexto social: esclarecendo práticas. Psicologia e Sociedade, 2002; 14: 133-147.