Diabetes Mellitus Gestacional: a importância da assistência da enfermagem para prevenção e controle, na atenção primária de saúde
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Verificar através de artigos científicos, a importância da Assistência de enfermagem para prevenção e controle do Diabetes Mellitus Gestacional na Atenção Primária de Saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de escopo exploratório de abordagem qualitativa, as bases científicas que foram utilizadas são a Acervo+ Index Base e no Mecanismo de busca do Google Acadêmico. Resultados: Ao analisar os artigos selecionados, constatou-se que a importância da assistência da enfermagem para prevenção e controle, na atenção primária de saúde são inúmeras, enfatizando a consulta de enfermagem na assistência ao pré-natal de risco habitual e as suas atribuições voltadas para a prática educativa pautada no autocuidado, em que a gestante é aconselhada quanto aos riscos de complicações e agravos associados à doença. Considerações Finais: Assim, o enfermeiro necessita ter como foco as orientações atribuídas à gestante por meio de grupos, auxiliar nos cuidados ao longo das consultas de enfermagem e do pré-natal, logo, é preciso implementar medidas que cooperem para a proteção, promoção, recuperação e restabelecimento da saúde, gerando métodos para atenuar as complicações e recomendar formas de prevenir esse distúrbio metabólico e conduzir a gestante para o acompanhamento do pré-natal no nível apropriado, de acordo com a sua classificação de risco.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BOMFIM VVBS, da et al. O papel do enfermeiro na assistência a gestante com diabetes mellitus gestacional. Revista Jurídica Uniandrade, 2022; 11(5): 5-8.
3. CASTEGNARO L e OLIVEIRA TF. Assistência de Enfermagem as Gestantes com Diabetes Mellitus Gestacional Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 2022; 8(6): 1-9.
4. CRESWELL JW. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5 ed. Editora: Artmed, São Paulo, 2021.
5. GALVÃO TF e PANSANI TSA de. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação Prisma. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 2015; 24(2): 1-4.
6. GUERRA JVV, et al. Diabetes Gestacional e Assistência Pré-Natal no Alto Risco. Revista enferm UFPE on line, Recife, 2019; 13(2):449-54.
7. LIMA ASP E RIBEIRO WA. Atribuições do Enfermeiro na Prevenção do Diabetes Gestacional na Atenção Primária à Saúde. Revista Científica Saúde e Tecnologia, 2021; 1(2): 4-12.
8. LIMA DA e LIMA PF de. Cuidados do enfermeiro à gestante com diabetes gestacional. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT; 2021; 1(2): 1-8.
9. OLIVEIRA VS. Assistência de Enfermagem à Mulheres com Diabetes Mellitus Gestacional no Âmbito da Estratégia Saúde da Família. Revista Contexto e Saúde, 2019; v.2(4): 4:10.
10. ROSSETT TC, et al. Prevalência do diabetes mellitus gestacional em um ambulatório de alto risco do oeste do Paraná. FAG - Journal of Health, 2020; 2(2): 1-9.
11. SANTOS PA, et al. Diabetes gestacional na população atendida pelo sistema público de saúde no Brasil. Prevalência e fatores de risco. Revista Brasileira Ginecol Obstet, 2020; 42(1): 12-18.
12. SANTOS TL, et al. Principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento de diabetes gestacional. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 2021; 16(2): 5-12.
13. SALVADOR V e SILVA DP. Diabetes Mellitus Gestacional. Revista Saúde Multidisciplinar, 2022; 11(1): 73-78.
14. SHIMOE CB, et al. Assistência de enfermagem a paciente com diabetes mellitus gestacional: uma revisão de literatura. Glob Acad Nurs, 2021; 2(4): 5-13.
15. SONAGLIO RG. Intervenções dos enfermeiros da Atenção Primária em Saúde (APS) às usuárias diagnosticadas com Diabetes Mellitus Gestacional (DMG). Revista Acta Paulista, 2017; 1(3): 11-16.
16. SOUZA CM. Características e desfechos gestacionais relacionados ao Diabetes Mellitus Gestacional segundo diferentes critérios diagnósticos: Um estudo de coorte. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020; 2(1): 1-10.