Educação permanente em ambiente hospitalar: percepção da gestão de enfermagem

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Tatheanne da Silva Trindade dos Santos
Maria Lourdes Gisi
Maria Cecilia da Lozzo Garbelini
Elaine Rossi Ribeiro

Resumo

Objetivo: Desvelar a percepção da gestão em enfermagem sobre o processo de educação permanente. Metódos: Caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, realizada mediante entrevistas com gestores de enfermagem, utilizando-se como critério para a pesquisa, o método de análise de conteúdo segundo Bardin L (1977). Resultados: A partir da análise das informações foi possível a integralização de sete categorias que confluíram na delimitação do fenômeno: Importância da educação permanente; Motivação; Papel dos gestores; Estratégias educacionais; Efetivação do programa na instituição, os pressupostos norteadores e as melhorias do programa de educação permanente na instituição. Conclusão Cada vez mais consciente de seus direitos, os usuários dos serviços de saúde exigem cuidados de saúde competentes, compassivos e humanos.  Assim, percebeu-se no estudo que a implementação do programa de Educação Permanente em Saúde com a finalidade de realizar mudanças nas relações, nos processos, nos atos de saúde e nos profissionais de saúde fornece uma base sólida para o atendimento de alta qualidade. Ainda, de acordo com o estudo, foi possível observar que os entrevistados acreditam no processo de educação como uma ferramenta de transformação no ambiente de trabalho, mas ainda com conceitos incipientes sobre o objeto em si.

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Como Citar
SantosT. da S. T. dos, GisiM. L., GarbeliniM. C. da L., & RibeiroE. R. (2023). Educação permanente em ambiente hospitalar: percepção da gestão de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 23(2), e14299. https://doi.org/10.25248/reaenf.e14299.2023
Seção
Artigos

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