Conhecendo o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) e o Transtorno de Conduta (TC) nas crianças
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Conhecer e entender as características do Transtorno Opositor Desafiador e Transtorno de Conduta no intuito de instruir os profissionais enfermeiros atuantes no ensino, pais, familiares e demais profissionais que estão no dia a dia dessas crianças. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, feita na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), não priorizando nenhuma base em específico, com os descritores: Transtorno de conduta, transtorno opositor desafiador, transtorno disruptivo, dentro de 10 anos (2014-2023). Resultados: Foram selecionados 9 artigos. Os transtornos disruptivos como TOD e TC, podem ser causados por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, impactando significativamente a vida da criança e da família. Ambos coexistem e são comórbidos a outros transtornos como TDAH, Depressão e Autismo. São crianças hostis, desafiadoras, vingativas e agressivas, e se não tratados evoluem para a vida adulta. Considerações finais: Os artigos deixam claro a importância do cuidado na formação e estruturação da personalidade da criança visando o bem-estar físico e psicológico e do diagnóstico precoce para tratamento evitando desenvolvimento do Transtorno de Personalidade Antissocial na vida adulta, uso de drogas, e conflitos com a lei.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5 ed. Porto Alegre: NASCIMENTO M.I.C. et al, 2014.
3. AMARAL P. Transtornos de Conduta em Síndromes Diversas. Wak Editora ed 2. Rio de Janeiro, 2020; 168p.
4. ARAÚJO AC e LOTUFO NETO FA Nova Classificação Americana para os Transtornos Mentais - o DSM-5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 2014; 16 (1) 67-82.
5. ARAÚJO FZ e ARAUJO MPM. A Criança com Transtorno Opositivo Desafiador nas Aulas de Educação Física: Pressupostos Inclusivos. Linguagens Educação e Sociedade, 2017; 22 (37) 190- 208.
6. ASSUNÇÃO MLB, et al. Educação em saúde: a atuação da enfermagem no ambiente escolar. Rev enferm UFPE online, 2020;14: 243-745.
7. BARBOSA, AP, et al. Transtorno Desafiador Opositivo: Desafios e Possibilidades. Rev Educação, 2017; 7 (2) 151-171.
8. BASTOS PO, et al. Atuação do Enfermeiro Brasileiro no ambiente escolar. Research Society and Development, 2021; 10: 9.
9. BERNARDO MO, et al. Transtorno desafiado opositor e a influência do ambiente sociofamiliar. Revista Transformar, Itaperuna, 2017; 11: 129- 149.
10. CAPONI SN. Dispositivos de Segurança, Psiquiatria e Prevenção da criminalidade: o TOD e a Noção de Criança Perigosa. Saúde Soc, 2018; 27 (2).
11. CARVALHO RG e NOVO RF. Personalidade e Comportamentos Problema: Um Estudo Comparativo com Adolescentes em Contexto Escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2014; 27 (1) 64-70.
12. DIAS C, et al. Comportamentos Antissociais e Delitivos em Adolescentes. Aletheia, 2014; 45: 101-113.
13. GALVAN JC, et al. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Transtorno de Conduta em Adolescentes Concluintes do Ensino Fundamental de Caxias do Sul. Aletheia, 2018; 51: 44-51.
14. GONÇALVES AL. O Transtorno de Conduta em Crianças e Adolescentes: A atuação profissional para o cuidado da saúde. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2014; 1-25.
15. KIST AU e LARA JUNIOR N. O Lugar Discursivo Ideológico do “Revoltado” no Discurso da Psicologia e Psiquiatria. Psicologia em Estudo, 2016; 21 (1) 137-148.
16. KRIEGER FV. Refinando O Diagnostico de Transtorno de Oposição e Desafio na Infância e na Adolescência: Validação e Características da Dimensão Irritável. Universidade De São Paulo (USP) Faculdade de Medicina Departamento de Psiquiatria, 2015; 1-14.
17. MOURA DPFD e MEDINA MLNP. Contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental no treinamento parental de crianças com Transtorno de Oposição Desafiante. Rev. Bras. Psicoter., 2022; 24 (1), 91-105.
18. NOVAIS GR, et al. Transtorno de Conduta na Adolescência: recortes de um caso clínico. Psicólogo in Formação, 2016; 20 (20) 50-60.
19. PAIVA RLS, et al. Violência, Delinquência e Tendência Antissocial Sobre a Experiência de um Atendimento a Crianças Vítimas da Violência em uma Favela do Rio De Janeiro. Estudo e Pesquisa em Psicologia, 2015; 15: 891-915.
20. RUMOR PCF, et al. Programa Saúde na Escola: potencialidades e limites da articulação intersetorial para promoção da saúde infantil. Rev Saúde Debate, 2022; 46: 116-128.
21. SANTOS AM, et al. Psicopatia e Desenvolvimento Infantil: Traços e Intervenções Possíveis. Research, Society and Development, 2022; 11 (7) 11511-29556.
22. SILVA SF e HERCULIAN CSCAM. Transtorno Opositor Desafiador (TOD) no ambiente escolar. Rev. Trilhas Pedagógicas, 2020; 10 (13) 133 – 148.
23. SILVA SSS. Dificuldades de Aprendizagem e Comportamento Disruptivo: Estudo em Ambiente Escolar, Monografia (graduação em psicopedagogia) – Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Paraíba, 2016; 26.
24. SILVEIRA KSDS, et al. Correlatos dos Comportamentos Antissociais Limitados à Adolescência e dos Comportamentos Antissociais Persistentes. Psicologia em Estudo, 2015; 20: 425-436.
25. STENZEL M e DARRIBA VA. O Adolescente e a Inconsistência do Outro: Discussão Sobre a Direção de Tratamento a Partir de Caso Clínico. Estilos Clin, 2013;18 (3) 477-489.
26. TEXEIRA G. Reizinho da casa: Manual para pais de Crianças Opositivas Desafiadora Desobedientes, 1 ed, Rio de Janeiro: best seller, 2014.
27. TEIXEIRA LC. O Sujeito Adolescente e a Intervenção Psicanalítica: Notas a Partir de um Caso Clínico Rev. Latinoam Psicopat, 2014; 17 (3) 797-804.
28. VILHENA K e PAULA CS. Problemas de Conduta: Prevalência, Fatores de Risco/proteção; Impacto na Vida Escolar e Adulta. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv, 2017; 17 (1) 39-52.
29. WENDT GW e KOLLER S. Problemas de Conduta em Crianças e Adolescentes: Evidências no Brasil. Revista de Psicologia da IMED, 2019; 11 (2) 129 – 146.