Ansiedade e estresse como fatores que afetam o desempenho academico dos estudantes de enfermagem do centro universitario de Caratinga

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rafaela Benevenuto Freitas da Silveira
Ednalva Firmino Magalhaes
Carlos Henrique Wernersbach Guerra
Ana Cristina Rodrigues Soares
Bruna Luiza Ferreira Arcanjo
Isabela Benevenuto Freitas da Silveira
Jacqueline Souza Dutra Arruda
Pamela Maria Vieira da Silva
Vitória Cristina tavares da Sales Ferreira
Viviane Aparecida Silvério

Resumo

Objetivo: Avaliar a ansiedade e o estresse como fatores críticos que afetam o desempenho acadêmico dos estudantes de enfermagem em uma universidade do interior de Minas Gerais. Métodos: Realizou-se um estudo observacional, transversal e descritivo com abordagem qualitativa. Utilizou-se um questionário online com perguntas sobre alterações na ansiedade, tratamento psicológico, nível de estresse, causas de estresse e habilidade de lidar com situações estressantes. A amostra incluiu 26 alunos, e a análise dos dados foi qualitativa, identificando padrões e tendências. Resultados: Dos alunos, 61,54% desenvolveram ansiedade após ingressarem na faculdade. A maioria (65,38%) não busca tratamento psicológico, e 42,31% se classificam como muito estressados ​​diariamente. As principais causas de estresse são questões de estudo. Estratégias de enfrentamento incluem atividades relacionadas ao sono, exercícios físicos e compartilhamento de emoções. Conclusão: Os resultados evidenciam a prevalência de ansiedade e estresse entre os estudantes de enfermagem, destacando a necessidade de intervenções institucionais. As sugestões dos alunos, como promoção de lazer, apoio institucional e divulgação de serviços de terapia, oferecem insights para políticas que promovam um ambiente acadêmico saudável. A compreensão dessas questões é crucial para o desenvolvimento de estratégias que capacitem os estudantes a enfrentar os desafios da formação profissional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilveiraR. B. F. da, MagalhaesE. F., GuerraC. H. W., SoaresA. C. R., ArcanjoB. L. F., SilveiraI. B. F. da, ArrudaJ. S. D., SilvaP. M. V. da, FerreiraV. C. tavares da S., & SilvérioV. A. (2024). Ansiedade e estresse como fatores que afetam o desempenho academico dos estudantes de enfermagem do centro universitario de Caratinga. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 24, e15597. https://doi.org/10.25248/reaenf.e15597.2024
Seção
Artigos

Referências

1. ABACAR M, et al. Stress e estratégias de coping em estudantes universitários. Aletheia, 2021; 54(2): 133–144.

2. ANDRADE AS. Ansiedade e estresse em estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa. Revista de Enfermagem Referência, 2020; 4(21): 181-190.

3. ANTUNES MO, et al. Ansiedade e estresse em indivíduos diagnosticados com gastrite. Bionorte, 2015; 4(1): 1-8.

4. BERNARDELLI LV, et al. A ansiedade no meio universitário e sua relação com as habilidades sociais. Avaliação, 2022; 27(1): 49–67.

5. CASTILLO JC, et al. Estresse e ansiedade em estudantes universitários: uma revisão sistemática. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2020; 36: 36422.

6. HIRSCH CD, et al. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto & Contexto Enfermagem, 2018; 27(1).

7. LANTYER AS, et al. Ansiedade e qualidade de vida entre estudantes universitários ingressantes: avaliação e intervenção. Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn, 2016; 18(2): 4-19.

8. LEÃO AM e COL. Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, 2018; 42(4): 55–65.

9. LEBOURG EH, et al. Juventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2021; 102(260).

10. LOPES JM, et al. Ansiedade versus desempenho acadêmico: uma análise entre estudantes universitários. Ciências Biológicas e de Saúde Unit, 2019; 5(2): 137-150.

11. MCWATTERS A, et al. Easing apprehension: coping strategies for student nurses' anxiety. NSNA Imprint, 2009; 56(4): 41-43.

12. MELINCAVAGE SM, et al. Student nurses' experiences of anxiety in the clinical setting. Nurse Education Today, 2011; 31(8): 785-789.

13. MONTEIRO CFS e FREITAS JFM. Estresse no cotidiano acadêmico: o olhar dos alunos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Esc. Anna Nery Rev. Enferm, 2017; 11(1): 66-72.

14. OLIVEIRA ES, et al. Stress and health risk behaviors among university students. Rev Bras Enferm, 2020; 73(1): 20180035.

15. ROVIDA TA, et al. Estresse e o estilo de vida dos acadêmicos ingressantes em um curso de graduação em Odontologia. Rev ABENO, 2015; 15(3): 26-34.

16. SILVA ABB. Mentes ansiosas: medo e ansiedade além dos limites. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011; 2: 207.

17. SILVA ANS, et al. Relação entre vivência acadêmica e ansiedade em estudantes universitários. Contextos Clínicos, 2021; 14(2).

18. SILVA RM, et al. Perfil de estudantes de enfermagem com personalidade hardiness ou síndrome de burnout. Rev Enferm UFPE Online, 2017; 11(4): 1606-1615.