Primeiros socorros: conhecimento dos professores da rede paraibana
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Resumo
Objetivo: Investigar o conhecimento de professores de escolas públicas sobre Primeiros Socorros a crianças por acidentes traumáticos. Métodos: Pesquisa de campo, com abordagem quantitativa, realizada em nove escolas públicas estaduais e municipais, em uma cidade do estado da Paraíba. Participaram 105 professores e foi aplicado um instrumento com dados sociodemográficos e questões objetivas. Resultados: Houve predomínio do sexo feminino (65,7%), pós-graduados (51,4%), faixa etária de 26 a 40 anos (36%), 78% afirmou que a escola era um ambiente propício a acidentes. Identifica-se que 50,4% professores já presenciaram acidentes em escolas, 31,4% sabem realizar Primeiros Socorros; 66% não têm formação, o que justifica a atitude de inércia revelada por 52,3%. Identifica-se que 87,6% sabem o número em caso de acidente, 95,2% entendem os sinais vitais, e 78% sabem verificá-los, 93,3% mantêm a vítima no local e aguardam a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, conforme correto, e é está interessado em primeiros socorros. Conclusão: A pesquisa contribui e desperta o interesse da comunidade científica pela área de educação e saúde, tornando as escolas um ambiente seguro.
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