Primeiros socorros: conhecimento dos professores da rede paraibana

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Walter Melo Pereira
Ana Elza Oliveira de Mendonça
Viviane Peixoto dos Santos Pennafort
Bianca de Figueiredo Santos
Ellen Renalle Martins Guedes
Gabrielle Thayane dos Santos Martins
Bernadete de Lourdes André Gouveia
Valdicléia da Silva Ferreira Torres
Isolda Maria Barros Torquato
Adriana Montenegro de Albuquerque

Resumo

Objetivo: Investigar o conhecimento de professores de escolas públicas sobre Primeiros Socorros a crianças por acidentes traumáticos. Métodos: Pesquisa de campo, com abordagem quantitativa, realizada em nove escolas públicas estaduais e municipais, em uma cidade do estado da Paraíba. Participaram 105 professores e foi aplicado um instrumento com dados sociodemográficos e questões objetivas. Resultados: Houve predomínio do sexo feminino (65,7%), pós-graduados (51,4%), faixa etária de 26 a 40 anos (36%), 78% afirmou que a escola era um ambiente propício a acidentes. Identifica-se que 50,4% professores já presenciaram acidentes em escolas, 31,4% sabem realizar Primeiros Socorros; 66% não têm formação, o que justifica a atitude de inércia revelada por 52,3%. Identifica-se que 87,6% sabem o número em caso de acidente, 95,2% entendem os sinais vitais, e 78% sabem verificá-los, 93,3% mantêm a vítima no local e aguardam a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, conforme correto, e é está interessado em primeiros socorros. Conclusão: A pesquisa contribui e desperta o interesse da comunidade científica pela área de educação e saúde, tornando as escolas um ambiente seguro.

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Como Citar
PereiraW. M., MendonçaA. E. O. de, PennafortV. P. dos S., SantosB. de F., GuedesE. R. M., MartinsG. T. dos S., GouveiaB. de L. A., TorresV. da S. F., TorquatoI. M. B., & AlbuquerqueA. M. de. (2025). Primeiros socorros: conhecimento dos professores da rede paraibana. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 25, e20220. https://doi.org/10.25248/reaenf.e20220.2025
Seção
Artigos

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