Depressão em professores: revisão integrativa da literatura
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Resumo: Essa pesquisa buscou reunir e sistematizar resultados de investigações científicas relacionadas à prevalência de depressão em professores. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre a prevalência de depressão em professores. A coleta de dados ocorreu em setembro de 2019 e foram utilizadas as bases de dados eletrônicas Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e US National Library of Medicine (PubMed), com os descritores depressão, professores e saúde ocupacional, no idioma inglês, combinados por meio do operador booleano (AND). A amostra final foi constituída por cinco artigos, sendo dois artigos da PubMed e três da LILACS, as temáticas centrais foram prevalência da depressão entre professores e afastamento do trabalho relacionado à depressão. A literatura analisada demonstra maior prevalência de depressão e sintomas depressivos em professores nas idades acima de 40 anos, no sexo feminino. Também se destaca como a principal causa de afastamento do trabalho relacionado a transtornos mentais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.