Depressão em professores: revisão integrativa da literatura

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Paloma Calazans Galinari
Jonathan Mendes de Castro
Ranyelli Estefany da Costa Martins
Nara Pereira de Faria Carvalho de Alencar
Marcela Alves Azevedo
Talles Vinícius de Castro Oliveira
Enaile de Souza Proti
Diego Azevedo Araújo
Carlos Henrique Wernersbach Guerra
Wendel Jose Teixeira Costa

Resumo

Resumo: Essa pesquisa buscou reunir e sistematizar resultados de investigações científicas relacionadas à prevalência de depressão em professores. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre a prevalência de depressão em professores. A coleta de dados ocorreu em setembro de 2019 e foram utilizadas as bases de dados eletrônicas Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e US National Library of Medicine (PubMed), com os descritores depressão, professores e saúde ocupacional, no idioma inglês, combinados por meio do operador booleano (AND). A amostra final foi constituída por cinco artigos, sendo dois artigos da PubMed e três da LILACS, as temáticas centrais foram prevalência da depressão entre professores e afastamento do trabalho relacionado à depressão. A literatura analisada demonstra maior prevalência de depressão e sintomas depressivos em professores nas idades acima de 40 anos, no sexo feminino. Também se destaca como a principal causa de afastamento do trabalho relacionado a transtornos mentais.

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Como Citar
GalinariP. C., CastroJ. M. de, MartinsR. E. da C., AlencarN. P. de F. C. de, AzevedoM. A., OliveiraT. V. de C., ProtiE. de S., AraújoD. A., GuerraC. H. W., & CostaW. J. T. (2020). Depressão em professores: revisão integrativa da literatura. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 2, e2546. https://doi.org/10.25248/reaenf.e2546.2020
Seção
Artigos