Ensino do processo de doação de órgãos e tecidos para transplante na graduação em enfermagem: uma revisão bibliográfica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Esse artigo buscou analisar na literatura as evidências atuais sobre o ensino dos graduandos de enfermagem a respeito do processo de doação de órgãos e tecidos para transplante. Realizada por meio de uma Revisão Integrativa, cujas bases de referências bibliográficas foram: Lilacs, Scielo e BDENF. A busca foi guiada por DeCS, com delineamento temporal de 2010 até 2015. Os resultados são apresentados em tabelas e quadros seguidos de informações pertinentes ao assunto. Houve um achado total de 23 estudos, dos quais 03 apresentaram-se repetidos em mais de um local, sendo alocados à base de dados que agrupava mais artigos. Assim, das 20 publicações elencadas, 09 abordavam o tema proposto e foram selecionadas para compor este estudo. A pesquisa aponta que o ensino na graduação do Curso de Enfermagem não permite um olhar amplo sobre a temática doação de órgãos e tecidos para transplante. Parte-se do princípio de que os enfermeiros, para prestar uma assistência otimizada ao paciente em ME, às famílias do doador e aos trâmites que permeiam a doação de órgãos, necessitam, sobretudo, de uma abordagem holística na graduação.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.