A gamificação como ferramenta lúdica no processo de ensino e aprendizagem na enfermagem: um relato de experiência

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Francisco Railson Bispo de Barros
Andreia Ribeiro da Silva
Bárbara Heleodora Siqueira Rodrigues
Izabel Gomes da Silva
Paulo Afonso Freitas Battanoli
Priscila Brito Albuquerque de Oliveira
Regina Corrêa de Souza

Resumo

Esse artigo buscou descrever a experiência da gamificação como ferramenta metodológica complementar, na perspectiva do apoio didático do processo de ensino e aprendizagem de graduandos em Enfermagem no contexto da disciplina de Saúde da Mulher. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde foi desenvolvido um jogo em hipermídia numa sequência didática, onde se buscou a promoção do aluno no papel de protagonista de sua aprendizagem. Por meio da sequência didática e diálogo com os alunos, identificou-se que todos aderiram a atividade, participando ativamente e com entusiasmo na resolução das questões e evolução do jogo, indicando uma ótima aceitação dos métodos utilizados. Pode-se observar a adequação da gamificação como ferramenta metodológica de apoio no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando fixação do conhecimento científico da temática abordada. Com isso, conclui-se que a gamificação pode se tornar uma relevante ferramenta didática de apoio para ensino de diversos temas à graduandos de Enfermagem.

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Como Citar
Bispo de BarrosF. R., Ribeiro da SilvaA., Siqueira RodriguesB. H., SilvaI. G. da, Freitas BattanoliP. A., Albuquerque de OliveiraP. B., & SouzaR. C. de. (2020). A gamificação como ferramenta lúdica no processo de ensino e aprendizagem na enfermagem: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 4, e4656. https://doi.org/10.25248/reaenf.e4656.2020
Seção
Artigos