Educação em saúde no contexto da pré-escola: um relato de experiência

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Maria Angela Queiroz da Silva
Patrícia Samara Ribeiro da Silva
Joyce da Conceição Marinho
Bruna Lorena Gomes Santos
Maria Beatriz Pereira da Silva
Ana Cláudia de Almeida Varão
Maria Cleilda Araujo Santos

Resumo

Esse artigo buscou descrever a experiência de acadêmicas de enfermagem no desenvolvimento de um projeto de extensão voltado à realização de atividades clínicas e de educação em saúde junto ao ensino infantil em uma pré-escola municipal do interior do Maranhão. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, referente às atividades realizadas no projeto por alunas do curso de enfermagem, no qual foram promovidas ações clínicas e atividades educativas com vistas à promoção, prevenção e proteção da saúde de crianças de 3 a 6 anos que estudam na pré-escola. Foram trabalhados junto às crianças e corpo docente, através de palestra dinâmica, dramatização teatral, músicas infantis e reunião estratégica, temas como: higiene bucal, vacinação, alimentação saudável, higiene pessoal e a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. As ações desenvolvidas, além de proporcionarem cuidados de saúde e momentos lúdicos para as crianças, possibilitaram principalmente o aprendizado acerca das temáticas trabalhadas, despertando ainda na infância a consciência para a adoção de hábitos de vida saudáveis, que contribuirão para torná-las indivíduos com menos riscos de adoecimento e maior qualidade de vida.

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Como Citar
da SilvaM. A. Q., da SilvaP. S. R., MarinhoJ. da C., SantosB. L. G., da SilvaM. B. P., VarãoA. C. de A., & SantosM. C. A. (2020). Educação em saúde no contexto da pré-escola: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 5, e5138. https://doi.org/10.25248/reaenf.e5138.2020
Seção
Artigos

Referências

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