Educação em saúde no contexto da pré-escola: um relato de experiência
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Resumo
Esse artigo buscou descrever a experiência de acadêmicas de enfermagem no desenvolvimento de um projeto de extensão voltado à realização de atividades clínicas e de educação em saúde junto ao ensino infantil em uma pré-escola municipal do interior do Maranhão. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, referente às atividades realizadas no projeto por alunas do curso de enfermagem, no qual foram promovidas ações clínicas e atividades educativas com vistas à promoção, prevenção e proteção da saúde de crianças de 3 a 6 anos que estudam na pré-escola. Foram trabalhados junto às crianças e corpo docente, através de palestra dinâmica, dramatização teatral, músicas infantis e reunião estratégica, temas como: higiene bucal, vacinação, alimentação saudável, higiene pessoal e a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. As ações desenvolvidas, além de proporcionarem cuidados de saúde e momentos lúdicos para as crianças, possibilitaram principalmente o aprendizado acerca das temáticas trabalhadas, despertando ainda na infância a consciência para a adoção de hábitos de vida saudáveis, que contribuirão para torná-las indivíduos com menos riscos de adoecimento e maior qualidade de vida.
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