Vivência de estudantes de enfermagem como monitores na disciplina de semiologia e semiotécnica

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Italo Everton Bezerra Barbosa
Alicia Ribeiro Fonseca
Meire Cristina Soares Ribeiro

Resumo

Esse artigo buscou descrever as experiências vivenciadas no programa de monitoria acadêmica na disciplina de semiologia e semiotécnica, com os alunos do quarto período, do turno matutino no curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário de Manaus, utilizando o método hipotético-dedutivo, em conjunto com o tipo de pesquisa descritiva. Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por dois acadêmicos de enfermagem na disciplina semiologia e semiotécnica oferecido por uma universidade particular localizado na capital do estado do Amazonas. No primeiro momento, as aulas teóricas estavam direcionadas principalmente em dar auxílio ao professor em sala, desenvolvendo diversas atividades como auxiliar na aplicação e correção das provas. Entretanto, no segundo momento as aulas práticas foram direcionadas principalmente a realização de práticas laboratoriais como aspiração das vias aéreas, técnicas de sondagem enteral, gástrica, aplicação de medicamentos no deltoide, vasto lateral, dorso glúteo. Desse modo, a monitoria configurou-se como uma importante atividade exercida pelo monitor, pois possibilitou uma nova oportunidade na vida acadêmica tanto pela possibilidade de rever os conteúdos ministrados em aula como também para adquirir novos conhecimentos.

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Como Citar
BarbosaI. E. B., FonsecaA. R., & RibeiroM. C. S. (2020). Vivência de estudantes de enfermagem como monitores na disciplina de semiologia e semiotécnica. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 6, e5685. https://doi.org/10.25248/reaenf.e5685.2020
Seção
Artigos