Enfrentamento a covid-19: importância da educação permanente em serviços de saúde
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Identificar na literatura quais são as evidências científicas sobre a importância da Educação Permanente em Saúde (EPS) como estratégias de enfrentamento a pandemia da COVID-19. Métodos: Revisão integrativa desenvolvida a partir de publicações, entre os anos de 2019 a 2021, nas bases de dados Medical Literature Análise e Retrieval System on-line (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de Dados em Enfermagem (BDENF) e Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde (IBECS) através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), além de levantamento bibliográfico na base de dados da Acervo+. Resultados: Encontraram-se 91 artigos nas bases de dados, sendo selecionados 17 artigos para compor a revisão integrativa, tendo como predominância de estudos relatos de experiência, dos quais em sua maioria apresentavam estratégias de intervenções no combate à COVID-19. Considerações Finais: A alta transmissibilidade da SARS-CoV-2 apresenta-se como um desafio para a saúde pública, com significativos impactos na economia mundial, e nos sistemas de saúde, através das ações educativas tais como Higienização das mãos; Paramentação e Desparamentação; Simulação clínica; Uso de tecnologias digitais entre outros. Diante deste cenário pandêmico a EPS é uma ferramenta imprescindível no enfrentamento a pandemia da COVID-19.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BRANCO AO, TAVARES MMC. Análise do processo de implantação do serviço de assistência ao paciente com COVID-19. Revista Online Braz J Nur, 2020; 19(3).
3. FERREIRA CHP, et al. Estratégias adotadas no enfrentamento da covid-19: relato de experiência profissional. Revista Enfermagem em Foco, 2020; 11 (Esp.2): 199-204.
4. GEREMIA SD, et al. 200 Anos de Florence e os desafios da gestão das práticas de enfermagem na pandemia COVID-19. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2020; 28:e3358
5. GONÇALVES SO, et al. Programa de educação permanente em saúde e a praxis profissional: possibilidades e desafios. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(10): e4084.
6. JUNIOR AMF, et al. COVID-19 em profissionais da saúde, vivências e perspectivas: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(12): e5258.
7. LOPES RSTM, et al. Educação permanente e humanização na transformação das práticas na atenção básica. Revista Mineira de Enfermagem, 2019; 23: e-1161
8. MARTINS AB, et al. A assistência multiprofissional a pacientes em tratamento de COVID-19 e a minimização do distanciamento familiar em um serviço de pronto atendimento em Manaus, Amazonas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(12): e5086.
9. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES). Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). A gestão de riscos e governança na pandemia por COVID-19 no Brasil análise dos decretos estaduais no primeiro mês relatório técnico e sumário executivo, Brasil, 2020. 78p.
10. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização - HumanizaSUS: Brasília: Brasil, 2013. 16p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf. Acesso em: 02 setembro. 2021.
11. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde. Cuidados no ambiente de assistência hospitalar ao paciente com suspeita ou diagnóstico de covid-19 - 1.ed. Brasília, DF: Brasil, 2020. 62p. Disponível em: http://conteudosdigitais.eerp.usp.br/covid19/cuidados_covid_ms_05_05_2020.pdf. Acesso em: 02 setembro. 2021.
12. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. ed. rev. – Brasília: Brasil, 2018. 78p.
13. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Doenças não Transmissíveis. Guia de vigilância epidemiológica Emergência de saúde pública de Importância nacional pela Doença pelo coronavírus 2019 – covid-19 – Brasília: Brasil, 2021. Disponível em: https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Guia-de-vigila%CC%82ncia- epidemiolo%CC%81gica-da-covid_19_15.03_2021.pdf. Acesso em: 02 setembro. 2021.
14. MONTALVÃO SA, et al. 2020. A EPS e a humanização no enfrentamento à covid-19 “produzindo redes e territórios vivos”. Secretaria de Estado da Saúde, 2020; 58 p.
15. MOTTA DL, et al. COvid-19 evidências para todos: desenvolvimento de um objeto de aprendizagem no ensino em saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2021; 42(esp): e20200281
16. NETO JBSB, et al. Construção de tecnologias educativas como forma de educação em saúde para a prevenção da Covid-19: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(9): e3737.
17. OLIVEIRA FF, HONORATO KA. Atividade lúdica e educativa para higienização das mãos em tempos de
18. pandemia: relato de experiência. Revista Nursing, 2021; 24(275): 5496-5500.
19. PIMENTÃO RA, et al. Simulação clínica para enfrentamento da covid-19: treinamento complementar de enfermeiros. Revista de Enfermagem UFPE on line, 2021; 15: e246653
20. RIOS MFA, et al. Atenção primária à saúde frente à covid-19 em um centro de saúde. Revista Enfermagem em Foco, 2020; 11(1) Especial: 246-251.
21. SANTOS RLN, et al. Potencialidade da Educação Permanente na prevenção da infecção pelo Covid-19 em profissionais de saúde: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(3): e6465.
22. SERRAVALLE LMK, et al. Incorporação de tecnologias digitais nas estratégias de apoio à renast-ba durante a pandemia da covid-19. Revista Baiana de Saúde Pública, 2021; 45 (Esp.1): 267-281.
23. SILVA JF, et al. Educação permanente em saúde no contexto de uma unidade de saúde da família no município do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(9): e4327.
24. SILVA GPC, et al. Atividades educativas para uso adequado de equipamentos de proteção individual em hospital federal de referência. Revista Enfermagem em Foco, 2020; 11(1) Especial: 228-233.
25. ZINGRA KN, et al. Educação permanente para profissionais da área da saúde como estratégia de combate ao enfretamento da pandemia de COVID-19 na região norte: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(12): e5745.