Análise de um método de debriefing para a simulação da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa
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Resumo
Objetivo: Sintetizar os conteúdos necessários para planejar e executar o Structured and Supported Debriefing no processo de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar em ambiente simulado. Métodos: Revisão integrativa da literatura, realizada em maio de 2021, nas fontes National Library of Medicine, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Web of Science, com auxílio do Rayyan para seleção dos artigos e adoção do referencial de Análise de Conteúdo. Resultados: Identificaram-se, a priori, 469 estudos e quatro compuseram a amostra final. Elaboraram-se duas categorias: critérios que compõem o método structured and supported debriefing, caracterizados pelos objetivos das fases do debriefing; as ações pertinentes a cada fase; as questões disparadoras do debriefing e o tempo de execução, e fatores que interferem na qualidade do debriefing structured and supported, principalmente a agressividade dos facilitadores do debriefing na abordagem dos estudantes e a ênfase nos erros cometidos durante a execução do cenário clínico. Considerações finais: Deve-se adotar os critérios do structured and supported debriefing para sustentar a qualidade do seu planejamento e execução frente ao processo de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar em ambiente simulado.
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