Modalidades e classificações da simulação como estratégia pedagógica em enfermagem: revisão integrativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Compreender as modalidades e classificações da simulação como estratégia de ensino e aprendizagem para desenvolver competências clínicas em enfermagem. Métodos: Revisão integrativa, realizada em junho de 2021, nas fontes: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, Scopus e Educational Resources Information Center, sustentada pelo programa Rayyan para seleção dos manuscritos e pelo referencial da Análise de Conteúdo. Resultados: Nas bases de dados identificaram-se 1271 artigos e selecionaram-se oito para a amostra final. Elaboraram-se duas categorias: modalidades e classificações da simulação e habilidades desenvolvidas pela simulação. Destacaram-se a simulação clínica; virtual; híbrida e multimodal, classificadas de acordo com o ambiente de simulação, instrumentos adotados, categoria profissional envolvida e nível de fidelidade do cenário. A simulação virtual viabiliza-se por computador, jogos sérios e telessimulação. As principais habilidades desenvolvidas são cognitivas (conhecimentos), psicomotoras (procedimentais) e atitudinais (sentimentos). Considerações finais: A simulação clínica é a modalidade usualmente adotada para o ensino na enfermagem e há uma crescente valorização dos aspectos atitudinais/afetivos dos aprendizes na simulação.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.