Modalidades e classificações da simulação como estratégia pedagógica em enfermagem: revisão integrativa

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Isabela Meira Pereira
Juliana da Silva Garcia Nascimento
Daniela da Silva Garcia Regino
Fabiana Cristina Pires
Kleiton Gonçalves do Nascimento
Tainá Vilhar Siqueira
Maria Celia Barcellos Dalri

Resumo

Objetivo: Compreender as modalidades e classificações da simulação como estratégia de ensino e aprendizagem para desenvolver competências clínicas em enfermagem. Métodos: Revisão integrativa, realizada em junho de 2021, nas fontes: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, Scopus e Educational Resources Information Center, sustentada pelo programa Rayyan para seleção dos manuscritos e pelo referencial da Análise de Conteúdo. Resultados: Nas bases de dados identificaram-se 1271 artigos e selecionaram-se oito para a amostra final. Elaboraram-se duas categorias: modalidades e classificações da simulação e habilidades desenvolvidas pela simulação. Destacaram-se a simulação clínica; virtual; híbrida e multimodal, classificadas de acordo com o ambiente de simulação, instrumentos adotados, categoria profissional envolvida e nível de fidelidade do cenário. A simulação virtual viabiliza-se por computador, jogos sérios e telessimulação. As principais habilidades desenvolvidas são cognitivas (conhecimentos), psicomotoras (procedimentais) e atitudinais (sentimentos). Considerações finais: A simulação clínica é a modalidade usualmente adotada para o ensino na enfermagem e há uma crescente valorização dos aspectos atitudinais/afetivos dos aprendizes na simulação.

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Como Citar
PereiraI. M., NascimentoJ. da S. G., ReginoD. da S. G., PiresF. C., NascimentoK. G. do, SiqueiraT. V., & DalriM. C. B. (2021). Modalidades e classificações da simulação como estratégia pedagógica em enfermagem: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 14, e8829. https://doi.org/10.25248/reaenf.e8829.2021
Seção
Artigos