Práticas de educação em saúde para o público idoso: perspectivas e reflexões
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Revisar abordagens acerca da temática “educação em saúde para o público idoso”, as quais podem incentivar e sensibilizar para a utilização de processos educativos com a população idosa em diversos contextos. Revisão bibliográfica: A saúde do idoso é um tema emergente e importante de ser discutido no âmbito social. E atualmente existem políticas públicas que podem garantir a qualidade de vida do idoso, mas, além disso, é necessário incluí-los de forma significativa na sociedade em que vivem e torná-los protagonistas do próprio movimento de envelhecimento saudável. Pois o processo de envelhecimento pode ser saudável e prazeroso, desde que haja mecanismos e propostas que viabilizem o cuidado para com a pessoa idosa. Tendo como alicerce a educação em saúde, é possível promover o autocuidado e elaborar atividades interativas e dinâmicas contextualizadas com a cultura da pessoa idosa. Considerações finais: A literatura mostra que, a saúde, como um campo multifatorial, enseja que esforços sejam realizados para tornar a educação em saúde cada vez mais difundida, compreendendo questões que ultrapassem os aspectos biológicos e também sociais, ambientais, culturais, entre outros. Para isso, é importante contar com ações que trabalhem a intersetorialidade e a inter/multi/transdisciplinaridade, considerando cada território e contexto.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.