Práticas de educação em saúde para o público idoso: perspectivas e reflexões

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Talita Mendonça Sales
Cassiano Rufino da Silva
Emanuelle da Silva Ferreira
Antonia do Nascimento
Flávia Maria de França Alves
Raíssa Luana Cardoso Sena
Juan Carlos da Silva
Guilherme de Andrade Ruela
Andréa Rosane Sousa Silva

Resumo

Objetivo: Revisar abordagens acerca da temática “educação em saúde para o público idoso”, as quais podem incentivar e sensibilizar para a utilização de processos educativos com a população idosa em diversos contextos. Revisão bibliográfica: A saúde do idoso é um tema emergente e importante de ser discutido no âmbito social. E atualmente existem políticas públicas que podem garantir a qualidade de vida do idoso, mas, além disso, é necessário incluí-los de forma significativa na sociedade em que vivem e torná-los protagonistas do próprio movimento de envelhecimento saudável. Pois o processo de envelhecimento pode ser saudável e prazeroso, desde que haja mecanismos e propostas que viabilizem o cuidado para com a pessoa idosa. Tendo como alicerce a educação em saúde, é possível promover o autocuidado e elaborar atividades interativas e dinâmicas contextualizadas com a cultura da pessoa idosa. Considerações finais: A literatura mostra que, a saúde, como um campo multifatorial, enseja que esforços sejam realizados para tornar a educação em saúde cada vez mais difundida, compreendendo questões que ultrapassem os aspectos biológicos e também sociais, ambientais, culturais, entre outros. Para isso, é importante contar com ações que trabalhem a intersetorialidade e a inter/multi/transdisciplinaridade, considerando cada território e contexto.

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Como Citar
SalesT. M., SilvaC. R. da, FerreiraE. da S., NascimentoA. do, AlvesF. M. de F., SenaR. L. C., SilvaJ. C. da, RuelaG. de A., & SilvaA. R. S. (2021). Práticas de educação em saúde para o público idoso: perspectivas e reflexões. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 15, e9029. https://doi.org/10.25248/reaenf.e9029.2021
Seção
Artigos