Formação pedagógica na enfermagem: reflexão para a prática

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Rosilene da Silva
Regina Racquel dos Santos Jacinto
Rogério Gomes Pereira

Resumo

Objetivo: Apresentar uma reflexão para a importância da formação pedagógica para docentes de ensino superior em enfermagem. Revisão bibliográfica: A formação pedagógica de professores para o nível superior tem representado uma nova roupagem para a formação profissional, novas tecnologias têm sido utilizadas no auxílio do desenvolvimento das competências dos formadores. Estudos têm mostrado que o processo de ensino do cuidar precisa superar o modelo tradicional e tecnicista, buscar a ressignificação da prática pedagógica e romper com abordagens conservadoras, tendo em vista que cada vez mais é preciso ensinar e aprender, conceitos esses que de longe parecem fáceis, sobretudo nos tempos atuais em que os profissionais precisam refletir sobre o seu cotidiano com maior profundidade, haja vista tantas transformações do contexto vivido, um desafio constante. Considerações finais: A literatura mostra que o profissional enfermeiro precisa ser um pesquisador da própria prática e a formação do docente enfermeiro precisa ser redirecionada na reflexão da prática cotidiana. Assim sendo considera-se a reflexão sobre a formação e expansão de cursos necessária, assim como, pertinente saber quem serão os atores que responderão pela formação e, inclusive qual a preocupação que existe para remover barreiras para a aprendizagem.

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Como Citar
SilvaR. da, JacintoR. R. dos S., & PereiraR. G. (2021). Formação pedagógica na enfermagem: reflexão para a prática. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 15, e9080. https://doi.org/10.25248/reaenf.e9080.2021
Seção
Artigos

Referências

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