Síndrome de Burnout em professores universitários: revisão integrativa da literatura

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Maricélia Tavares Borges Oliveira
Antonio Marques Martins
Monielle Guerra Justino
José Humberto Gomes Oliveira
Simonetta Pisano
Clelson Gomes da Silva Pessoa
Rayane Cristina Rodrigues Pessoa Gomes
Valdirene Cássia da Silva
Ana Kleiber Pessoa Borges

Resumo

Objetivo: Investigar a temática da Síndrome de Burnout em professores universitários, em dissertações e teses brasileiras. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada com suporte em resumos disponíveis na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dissertações e teses, que utilizou como assunto para a busca Síndrome de Burnout, docentes, universidades, estresse ocupacional na qual foram encontradas 37 produções, no período de 2008 a 2018. Resultados: A pesquisa resultou em 37 estudos relacionados à Síndrome de Burnout em professores universitários, dos quais 21 são dissertações de mestrado acadêmico, 10 são teses de doutorado e 06 são dissertações de mestrado profissional. As tabelas mostram sequência das produções científicas da pós-graduação brasileira encontradas no Portal CAPES teses, referente ao tema abordado. Considerações finais: Constatou-se crescimento do número de produções sobre a temática, sendo a área da Administração a mais sensibilizada pelo tema. Em relação à implementação educativa na prevenção desta patologia, observaram-se poucos estudos com este objetivo. Concluiu-se, então, a necessidade de elaborar pesquisas que valorizem a Síndrome de Burnout como foco de intervenção que visem à melhoria da qualidade do trabalho de docentes e demais profissões.

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Como Citar
OliveiraM. T. B., MartinsA. M., JustinoM. G., OliveiraJ. H. G., PisanoS., PessoaC. G. da S., GomesR. C. R. P., SilvaV. C. da, & BorgesA. K. P. (2020). Síndrome de Burnout em professores universitários: revisão integrativa da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(9), e3688. https://doi.org/10.25248/reas.e3688.2020
Seção
Revisão Bibliográfica