Síndrome de Burnout em professores universitários: revisão integrativa da literatura
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Investigar a temática da Síndrome de Burnout em professores universitários, em dissertações e teses brasileiras. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada com suporte em resumos disponíveis na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dissertações e teses, que utilizou como assunto para a busca Síndrome de Burnout, docentes, universidades, estresse ocupacional na qual foram encontradas 37 produções, no período de 2008 a 2018. Resultados: A pesquisa resultou em 37 estudos relacionados à Síndrome de Burnout em professores universitários, dos quais 21 são dissertações de mestrado acadêmico, 10 são teses de doutorado e 06 são dissertações de mestrado profissional. As tabelas mostram sequência das produções científicas da pós-graduação brasileira encontradas no Portal CAPES teses, referente ao tema abordado. Considerações finais: Constatou-se crescimento do número de produções sobre a temática, sendo a área da Administração a mais sensibilizada pelo tema. Em relação à implementação educativa na prevenção desta patologia, observaram-se poucos estudos com este objetivo. Concluiu-se, então, a necessidade de elaborar pesquisas que valorizem a Síndrome de Burnout como foco de intervenção que visem à melhoria da qualidade do trabalho de docentes e demais profissões.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.