A Influência da mídia e publicidade na alimentação de escolares: o papel da educação alimentar
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Resumo
Objetivo: Identificar os comportamentos das crianças frente aos alimentos influenciados pela mídia e publicidade e propor estratégias de mudanças alimentares a serem construídas conjuntamente. Métodos: Trata-se de um estudo de epidemiologia analítica, experimental, não controlado, prospectivo e incompleto desenvolvido com 70 escolares de ambos os sexos, de uma instituição de ensino privada da cidade de São Paulo-SP, no ano de 2018 com duração de um semestre de aplicação, onde foram realizadas as coletas de dados diagnósticos e intervenções nutricionais. Resultados: Existiram uma minoria de crianças que escolheram alimentos industrializados com personagens na embalagem por gostarem do personagem e por acreditarem ser saudável e nutritivo. Ao comparar os resultados da visita diagnóstica com a avaliação somativa, foi observado que as crianças tiveram mudanças nas escolhas alimentares, visto que, anteriormente, escolheram alimentos ultraprocessados como salgadinho de milho, nuggets e batata frita e, após as intervenções, passaram a escolher alimentos in natura e minimamente processados como sucos de fruta, frutas e bolos caseiros. Conclusão: Conclui-se que a mídia e publicidade interferem nas escolhas alimentares das crianças e responsáveis, através do uso de personagens e apelos nutricionais dos produtos, influenciando na aquisição de alimentos industrializados.
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