Como publicar artigos A+ 2021


NOTA: O ARTIGO DEVE ESTAR EXATAMENTE NAS NORMAS ABAIXO DESCRITAS (CIENTÍFICA E FORMATAÇÃO), CASO CONTRÁRIO O TRABALHO SERÁ DEVOLVIDO PARA A ADEQUAÇÃO.

MODELO EM WORD

Os artigos submetidos obrigatoriamente precisam estar nesse modelo para serem avaliados. Caso contrário, serão arquivados.


A revista aceita artigos redigidos em Português, Inglês e Espanhol. Serão aceitos somente artigos inéditos e originais (ainda não publicado), e que não estejam em avaliação em nenhum outro periódico simultaneamente.

ARTIGOS ORIGINAIS

Mínimo 3.000 - Máximo de 3.500 palavras, excluindo resumos, figuras e referências.

Inclui trabalhos que apresentem dados originais de descobertas relacionadas a aspectos experimentais ou de observação, voltados para investigações qualitativas ou quantitativas em áreas de interesse para a ciência geral. Inclui estudos observacionais, estudos experimentais ou quase-experimentais e avaliação de desempenho de testes. Quanto à formatação, devem seguir a estrutura convencional: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências.

NOTA: A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos e obrigatoriamente deve ter autorização de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos termos da RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016.

ARTIGOS DE REVISÃO

Mínimo 3.000 - Máximo de 3.500 palavras, excluindo resumos, figuras e referências.

Inclui trabalhos que apresentem uma síntese atualizada do conhecimento disponível sobre temas, buscando esclarecer, organizar e simplificar as abordagens.

Revisão integrativa/sistemática e meta-análise: por meio de uma síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, deve objetivar responder a uma pergunta específica e de relevância. Descrever o processo e os critérios utilizados para seleção dos estudos incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados. Quanto a formatação, devem seguir a estrutura: Introdução, Métodos, Resultados/Discussão, Considerações finais e Referências. 

DICA: Utilize e cite a base científica Acervo+ na metodologia da sua revisão integrativa/sistemática [acervomais.com]. Nós temos mais de 3 mil artigos de acesso livre e gratuito.

Revisão narrativa/crítica: de caráter descritivo-discursivo, deve se dedicar à apresentação compreensiva e à discussão de temas de interesse científico no campo da pesquisa. Apresentar formulação de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. Quanto a formatação, devem seguir a estrutura: Introdução, Revisão Bibliográfica, Considerações finais e Referências.

ESTUDO DE CASO ou RELATO DE EXPERIÊNCIA

Mínino 2.000 - Máximo de 2.500 palavras, excluindo resumos, figuras e referências.

Inclui trabalhos que abordem questões clínicas/teóricas/técnicas/científicas, relevantes e inovadoras. O artigo deverá apresentar o problema em questão, com breve revisão da literatura sobre os aspectos teóricos em relação ao caso/experiência apresentados. O relato deverá ser sucinto, evitando-se dados redundantes ou irrelevantes. A discussão deverá contrapor dados do caso apresentado (semelhanças e diferenças) com dados da literatura. Os manuscritos submetidos a esta seção devem obedecer ao seguinte formato: Introdução, Detalhamento do caso/Relato de experiência, Discussão e Referências.

Título

O título deve ser conciso e informativo, limitados 150 caracteres sem espaços, em Português, Inglês e Espanhol com precisão e fidedignidade textual entre os três idiomas.

Nome e vínculo dos autores

NOTA: PELO MENOS UM DOS ENVOLVIDOS DEVE TER GRADUAÇÃO COMPLETA E O NOME DO ORIENTADOR DEVE SER INCLUÍDO COMO COAUTOR.

Incluir o nome e o último vínculo institucional dos autores do artigo escrito por extenso. O autor/coautor que cadastrar o artigo automaticamente será incluído como pessoa correspondente. O reconhecimento da autoria/coautoria deve estar baseado em contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos:

  1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados
  2. Redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual
  3. Aprovação final da versão a ser publicada.

Essas três condições devem ser integralmente atendidas por todos autor/coautor do trabalho.

NOTA: São permitidos no máximo 10 pessoas (atualização de normas feita em 01/11/2019).

Resumo

Entre 150 a 200 palavras, em Português (Resumo), Inglês (Abstract) e Espanhol (Resumen) com precisão e fidedignidade textual entre os três idiomas. Devem estar estruturados em tópicos e ser destacados em NEGRITO.

Para Artigo Original: Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão.

Para Revisão integrativa ou sistemática: Objetivo, Métodos, Resultados (breve revisão do tema) e Considerações finais.

Para Revisão narrativa: Objetivo, Revisão bibliográfica (breve revisão do tema) e Considerações finais. 

Para Estudo de Caso ou Relato de Experiência: Objetivo, Detalhamento do caso/Relato da Experiência, Considerações finais (apenas para finalizar a ideia do estudo).

Palavras-chave

No mínimo 3 e máximo 5 (Português, Inglês e Espanhol, ao final do respectivo resumo).

Introdução

  • Deve ser sucinta, definindo o problema estudado, sintetizando sua importância e destacando as lacunas do conhecimento que serão abordadas no artigo. Deve ser compreensível para o leitor em geral.
  • As siglas e abreviaturas, quando utilizadas pela primeira vez, deverão ser precedidas do seu significado por extenso. Ex.: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • No último parágrafo da introdução deve conter o objetivo do estudo.
  • As citações de autores >>NO TEXTO<< deverão seguir os seguintes exemplos:
    • Início de frase
      • 1 autor - Baptista JR (2002);
      • 2 autores - Souza RE e Barcelos BR (2012);
      • 3 ou mais autores - Porto RB, et al. (1989);
    • o Final de frase
      • 1, 2, 3 ou mais autores, subsequente (BAPTISTA JR, 2002; SOUZA RE e BARCELOS BR, 2012; PORTO RB, et al., 1989).

NOTA: Os casos de citações diretas (cópia) são permitidos em artigos científicos apenas em ocasiões onde não é possível a transcrição da ideia do texto, como artigos de leis, no entanto, devem ser realçadas no texto (recuo de 3 cm, entre aspas "", itálico).

Não aceitamos artigos com notas de rodapé, toda a abordagem teórica deve ser feita ao longo do texto.

Métodos

Devem descrever de forma clara e sem prolixidade as fontes de dados, a população estudada, a amostragem, os critérios de seleção, procedimentos analíticos e questões éticas relacionadas à aprovação do estudo por comitê de ética em pesquisa (pesquisa com seres humanos e animais) ou autorização institucional (levantamento de dados onde não há pesquisa direta com seres humanos ou animais).

Resultados

Devem se limitar a descrever os resultados encontrados, sem incluir interpretações e/ou comparações. O texto deve complementar e não repetir o que está descrito nas figuras.

  • Figuras

    As figuras, gráficos e/ou tabelas (máximo 6) devem ser citados no texto ao final do parágrafo de apresentação dos dados, exemplo: (Figura 1), (Gráfico 1), (Tabela 1). Devem constar apenas dados imprescindíveis.

    NOTA: AS IMAGENS/FIGURAS/TABELAS/GRÁFICOS DEVEM POSSUIR TÍTULO NA PARTE SUPERIOR E FONTE NA PARTE INFERIOR. CASO NECESSÁRIO INCLUIR LEGENDA.

NOTA: Se os autores acharem conveniente podem apresentar a seção de Resultados e Discussão em uma mesma seção.

Discussão

  • Deve incluir a interpretação dos autores sobre os resultados obtidos e sobre suas principais implicações, a comparação dos achados com a literatura, as limitações do estudo e eventuais indicações de caminhos para novas pesquisas.

NOTA: Se os autores acharem conveniente podem apresentar a seção de Resultados e Discussão em uma mesma seção.

Conclusão ou Considerações Finais

Deve ser pertinente aos dados apresentados. Limitada a um parágrafo final.

Agradecimentos (opcional) e Financiamento

Menções em agradecimentos incluem instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para serem coautores. Quanto ao financiamento, a informação deverá ser fornecida o nome da agência de fomento por extenso seguido do número de concessão.

Referências

  • Mínimo 20/Máximo de 40 - Devem incluir apenas aquelas estritamente relevantes ao tema abordado.
  • As referências deverão ser numeradas em ordem alfabética conforme os seguintes exemplos:
  •  
    • Artigos: DICA: busque por artigos em acervomais.com nós temos mais de 3 mil artigos de acesso livre e gratuito
      • 1 autor - JÚNIOR CC. Trabalho, educação e promoção da saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2014; 6(2): 646-648.
      • 2 autores - QUADRA AA, AMÂNCIO AA. A formação de recursos humanos para a saúde. Ciência e Cultura, 1978; 30(12): 1422-1426.
      • 3 ou mais autores - BONGERS F, et al. Structure and floristic composition of the lowland rain forest of Los Tuxtlas, Mexico. Vegetatio, 1988; 74:55-80.
      • NOTA: Não é preciso apresentar o endereço eletrônico “Disponível em” nem a data do acesso “Acesso em”.
    • Livros: (NOTA: tente usar apenas artigos científicos, usar livros em casos extraordinários)
      • CLEMENT S, SHELFORD VE. Bio-ecology: an introduction. 2nd ed. New York: J. Willey, 1966; 425p.
      • FORTES AB. Geografia física do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1959; 393p.
      • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Educação. Laboratório de Ensino Superior. Planejamento e organização do ensino: um manual programado para treinamento de professor universitário. Porto Alegre: Globo; 2003; 400 p.
    • Teses e Dissertações
      • DILLENBURG LR. Estudo fitossociológico do estrato arbóreo da mata arenosa de restinga em Emboaba, RS. Dissertação (Mestrado em Botânica) – Instituto de Biociências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1986; 400 p.
    • Páginas da Internet: (NOTA: usar páginas da internet apenas em casos extraordinários)
      • POLÍTICA. 1998. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática. Disponível em: htpp://www.dicionario.com.br/língua-portuguesa. Acesso em: 8 mar. 1999.

     

Documentos para Publicação

Os documentos abaixo devem ser enviados no momento da submissão:

  1. 1 - Declaração (Potencial Conflito de Interesses e Transferência de Direitos Autorais)

    NOTA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19

    a) Estamos aceitando declarações separadas, desde que esteja devidamente preenchida e assinada na posição correta de autoria.

    b) Para quem não possui impressora, vamos aceitar o documento transcrito de próprio punho na íntegra e devidamente assinado, desde que respeite a sua posição correta na sequência de autoria. DEVERÁ CONTER O NOME DA REVISTA A QUAL PRETENDE PUBLICAR.

    c) Os autores poderão usar câmera de celular para a digitalização desde que não tenha cortes e a imagem esteja nítida.

    d) Caberá ao autor correspondente juntar todas as imagens em apenas um arquivo (uma página adicional para cada declaração preenchida a parte) e enviar no momento da submissão. NÃO ACEITAMOS COLAGEM. Veja o modelo da declaração no ícone PDF.

  2. 2 - Declarações de Aprovação do Projeto por Comitê de Ética em Pesquisa (Artigos Originais com seres humanos e animais).

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  • O texto está em espaço de 1,15 entre linhas, fonte Arial 10.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para os Autores
  • As figuras e tabelas juntamente de suas legendas estão incluídas no texto do documento principal.
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