Estatuto de publicação de Anais de Eventos Científicos - 2021

 

Paragrafo único - Ninguém pode alegar desconhecimento das normas desse estatuto, para justificar o seu descumprimento.

 

1.1. DEFINIÇÕES

1.1.1. Objetivo: Publicar resumos de anais de reuniões científicas devidamente aceitos pela comissão científica do evento e pela edição das revistas da Acervo+.

1.1.1.1. Publicamos apenas anais com resumos em Português (Brasil).

1.1.1.2. A comissão do evento deverá entrar em contato com a revista com máxima entecedência demonstrando interesse pela publicação. A Acervo+ fará uma avaliação do evento a fim de verificar a viabilidade da parceria.

1.1.2. Motivação: Diante da grande dificuldade dos eventos em disseminar o conhecimento produzido durante as reuniões científicas, a Acervo+ decidiu criar um processo de publicação dos resumos em formato de anais de evento dentro de suplementos de periódicos científicos devidamente indexados.

1.1.3. Arquivo de Anais: Refere-se a uma publicação feita dentro do período de um ano.

1.1.4. Evento Científico: É um encontro com o propósito de ensinar, discutir e gerar conhecimentos científico para acadêmicos, profissionais e pesquisadores.

1.1.5. Resumos Simples: Dados preliminares de estudo científico apresentados entre 300 e 400 palavras. [Máximo 5 pessoas]

1.1.6. Resumo Expandido: Dados preliminares de estudo científico apresentados entre 600 e 800 palavras. Podendo nessa modalidade apresentar apenas um gráfico, uma tabela OU uma única imagem. Não é permitido figura com mais de uma seção e não deve passar de meia página. [Máximo 5 pessoas]

1.1.7 NOTA: Serão publicado APENAS RESULTADOS PRELIMINARES DE ESTUDOS para que sejam resguardadas a originalidade e o ineditismo de futuras publicações em formato de artigo completo em revista científica.

1.1.8. Autor de Resumo: Pessoas envolvidas no processo de planejamento, pesquisa, execução e redação final de resumo de trabalho científico sob supervisão/orientação de um docente ou pesquisador responsável.

1.1.9. Orientador/Pesquisador Responsável: Autor ou coautor doravante qualificado como responsável legal pelo trabalho que deverá ser Docente ou Pesquisador Responsável com titulação mínima de graduação e devidamente registrado em conselho de classe. O seu papel é validar o conteúdo e verificar a qualidade científica e, para isso, se fazem necessárias competências técnico-científicas para o direcionamento e sucesso do estudo.

1.1.10. Presidente do Evento: Integrante da comissão científica doravante qualificado como responsável legal do evento ficará incubido pela gestão da comissão editorial de trabalho para o caderno de anais.  Entende-se que para tal responsabilidade técnica e científica o mesmo deve possuir o grau de mestre ou doutor emitido por instituição de ensino reconhecida no âmbino nacional e/ou internacinal.

1.1.11. Editor da revista: Profissinal com capacidade técnico e científica nomeado pela revista que será responsável pela gestão do processo editorial da revista.

 

1.2. REGISTROS E CERTIFICADO DE PUBLICAÇÃO

1.2.1. ISSN [International Standard Serial Number]: As revistas Acervo+ possuem o registro internacional ISSN que está vinculado ao título das revistas.

1.2.2. DOI [Digital Objetict Identifier]: Nós somos autorizados a emitir o registro internacional DOI para Anais de Evento Científico, veja os benefícios:

  • - Certificação de qualidade para o evento;
  • - Publicação na base mundial de trabalhos científicos Crossref;
  • - Identificação eletrônica universal que permite a localização em qualquer lugar do planeta; e, além disso,
  • - Código de comprovação da publicação do arquivo de anais.

1.2.2.1. O DOI será vinculado ao título do Arquivo de Anais.  Não será emitido o DOI individual para os títulos dos resumos.

1.2.3. CERTIFICADO DE PUBLICAÇÃO: Poderá ser solicitado pelos autores após a publicação do arquivo de Anais [consultar valores]. O documento vincula o resumo ao ISSN, Indexações e Registros de qualidade da revista.

 

1.3. TAXA DE PUBLICAÇÃO [Custo para a COMISSÃO DO EVENTO] =>NÃO SE APLICA PARA AUTORES DE ANAIS<= 

A submissão não tem custo. Será cobrada uma taxa de publicação da >>comissão do evento<< CASO o arquivo de anais SEJA ACEITO pelo editor para a publicação na revista:

  • - PUBLICAÇÃO DE ANAIS COM DOI - Valor a contratar.
  • =>Custo para a comissão do evento NÃO SE APLICA PARA AUTORES DE ANAIS<= 

 

1.4. Ficam resguardados os direitos da revista ou da Acervo+ de alterações normativas desse documento. Atualização feita em 06/01/2021.

 

2.1. Preparo da Documentação

2.1.1. DECLARAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO assinada pelo docente orientador do estudo ou pesquisador responsável que deve ser profissional com titulação mínima de graduação e devidamente registrado em conselho de classe.

  • Modelo Declaração do Orientador
  • => clique aqui para fazer o download
  • NOTA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19

    a) Para quem não possui impressora, vamos aceitar o documento transcrito de próprio punho e devidamente assinado, desde que tenha todas as informações contidas na versão original. DEVERÁ CONTER O NOME DA REVISTA A QUAL PRETENDE PUBLICAR.

    b) O orientador poderá usar câmera de celular para a digitalização desde que não tenha cortes e a imagem esteja nítida.

    c) NÃO ACEITAMOS COLAGEM DE ASSINATURAS NEM ASSINATURA DIGITAL.

2.1.2. AUTORIZAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA para estudo que tenham dados de pesquisa com seres humanos ou animais [APROVADO PELA PLATAFORMA BRASIL]. Deverá constar o número do parecer no resumo.

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NOTA: artigo da modalidade "Estudo/Relato da Caso", DEVE ter a aprovação do CEP antes da publicação ou divulgação, conforme as diretrizes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) [fonte oficial].

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2.2. Adequação do Resumo

2.2.1. RESUMO NO MODELO DA REVISTA deverá ser enviado em arquivo Word/Doc.

ATENÇÃO: São no máximo 5 pessoas INCLUINDO o orientador/pesquisador responsável.

2.2.2. [ATENÇÃO] Garantir que os trabalhos sigam os preceitos éticos, morais, legais e científicos.

2.2.3. [IMPORTANTE] Não serão aceitos trabalhos fora das normas da revista e que estiverem faltando documentos.

 

2.3. Submissão

2.3.1. ENVIAR O RESUMO EM CANAL OFERECIDO PELO EVENTO junto com a documentação.

2.3.2. Os nomes dos autores devem estar corretos [APÓS A PUBLICAÇÃO NÃO É POSSÍVEL A CORREÇÃO].

 

2.4. Certificado de Publicação

2.4.1. Poderá ser solicitado pelos autores após a publicação do arquivo de Anais [consultar valores]. O documento vincula o resumo ao ISSN, Indexações e Registros de qualidade da revista.

2.4.2. O documento é de emissão exclusiva da Acervo+ e vai autenticado e asssinado pelo Editor-líder Dr. Andreazzi Duarte. Veja o modelo => clique aqui

 

2.5. Proibições para autores de resumos

2.5.1. Não submeter resumos já publicados anteriormente. [A REVISTA PUBLICA APENAS TRABALHOS INÉDITOS].

2.5.2. Não enviar resumos com imagens de terceiro. [A REVISTA NÃO PUBLICA IMAGENS QUE NÃO SEJAM CRIADAS PELOS PRÓPRIOS AUTORES DO RESUMO].

2.5.3. É proibido o uso de CITAÇÃO DIRETA (cópia de trechos de outros trabalhos). [USAR APENAS CITAÇÕES INDIRETAS].

 

3.1. Informações gerais

3.1.1. DEMONSTRAR INTERESSE de publicação com a revista via central de atendimento Acervo+ 11 9 3211-8000.

3.1.1.1. A Acervo+ irá analisar a VIABILIDADE DE PARCERIA que inclui: área, conteúdo, estrutura organizacional, impacto científico e edital. O processo é dividido em três fases: questionário, entrevista e avaliação do edital.

[IMPORTANTE] Somente depois desse processo fica oficializada a parceria de submissão dos anais.

3.1.2. SUBMETER o material para a revista com tempo hábil para que seja feita a AVALIAÇÃO e PUBLICAÇÃO ANTES da REALIZAÇÃO do evento. [MÍNIMO DE 45 DIAS ANTES DA DATA DO EVENTO] <= NÃO SERÃO ACEITAS SUBMISSÕES QUE NÃO ESTEJAM DENTRO DESSE PRAZO.

3.1.3. O evento pode divulgar em site e redes sociais ao seus participantes sobre o INTERESSE na publicação na revista, entretanto, NÃO É PERMITIDO QUE O EVENTO UTILIZE DE PROMESSAS DE PUBLICAÇÃO.

[IMPORTANTE] SERÃO PUBLICADOS APENAS OS RESUMOS ACEITOS PELA COMISSÃO DO EVENTO E PELO EDITOR DA REVISTA, DEIXAR CLARO ISSO NO EDITAL.

3.1.4. Incluir no edital do evento a seção de NORMAS PARA AUTORES DE RESUMOS [ítem 2 supracitado nesta seção normativa].

3.1.5. Receber os resumos, avaliar e enviar para a revista dentro do período estabelecido pelo edital.

3.1.6. NÃO são aceitas submissões de anais com trabalhos que estejam fora do escopo da revista.

3.1.7. NÃO são aceitas submissões de anais com artigos completos.

3.1.8. NÃO são aceitas submissões de anais de eventos já realizados.

3.1.9. NÃO aceitamos anais com menos de 10 resumos aprovados.

 

3.2. Processo de Avaliação da Comissão Científica

3.2.1. Garantir que todos os itens de normas para AUTORES DE RESUMOS sejam atendidos.

3.2.2. Conferência de documentação dos autores:

  • [1] Declaração de autorização de publicação [ASSINADA];
  • NOTA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19

    a) Para quem não possui impressora, vamos aceitar o documento transcrito de próprio punho e devidamente assinado, desde que tenha todas as informações contidas na versão original. DEVERÁ CONTER O NOME DA REVISTA A QUAL PRETENDE PUBLICAR.

    B) O orientador poderá usar câmera de celular para a digitalização desde que não tenha cortes e a imagem esteja nítida.

    C) NÃO ACEITAMOS COLAGEM DE ASSINATURAS.

  • [2] Comitê de Ética em Pesquisa para estudo com humanos ou animais [APROVAÇÃO PELA PLATAFORMA BRASIL].
  • [3] Resumo [NO MODELO DA REVISTA] 

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NOTA PUBLICADA NO DIA 11-08-2021:

Em virtude das inúmeras mensagens de dúvidas sobre a ética em pesquisa para a modalidade Estudo da Caso, a Acervo+ publica a seguinte nota de esclarecimento:

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) na carta circular nº 166, item 2, alínea “a”, esclarece a despeito dos estudos/relatos de caso: "[...] A proposta deve ser submetida via Plataforma Brasil e apreciada pelo sistema CEP/Conep, previamente a sua publicação ou divulgação” [fonte oficial]. A comissão justifica que a modalidade pode auferir danos morais e materiais no tocante a confidencialidade de informações.

Certos da responsabilidade ética e moral da Acervo+ Index base e suas revistas em garantir o cumprimento das diretrizes em pesquisa, todos os processos da modalidade estudo de caso submetidos à revista fará necessária a aprovação do CEP. Caso os autores não tenham o documento nós devemos rejeitar a submissão e orientá-los para que busquem a aprovação.

O procedimento de avaliação do CEP promete ser simples, uma vez que, o tipo de estudo não possui projeto de pesquisa e o autor pode enviar o relato junto ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para a homologação da decisão.

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3.2.3. Avaliar os trabalhos de forma imparcial, garantindo a ética em pesquisa e os preceitos legais e morais, respeitando as normas metodológicas da revista:

  • [1] TÍTULO | É conciso e informativo com precisão e fidedignidade textual?
  • [2] NOME E VÍNCULO DOS AUTORES | Possui o nome completo e vínculo institucional escrito por extenso?
  • [3] INTRODUÇÃO | Define e sintetiza o tema estudado por meio de citações indiretas atuais e confiáveis? Está compreensível para o leitor em geral?
  • [4] OBJETIVOS | Está claro e pertinente à proposta do estudo?
  • [5] MÉTODO | Apresenta de forma detalhada a fonte de dados, população, amostragem, critérios de seleção, procedimentos analíticos e questões éticas?
  • [6] RESULTADOS E DISCUSSÃO | Responde à pergunta do estudo e atende o objetivo proposto? Apresenta os dados de forma didática e ilustrativa? Apresenta as implicações e limitações do estudo e compara os achados com a literatura?
  • [7] FIGURA | Possui apenas 1 (uma) imagem que deve ser criada pelos autores [tabela, gráfico ou imagem]?
  • [8] CONSIDERAÇÕES FINAIS/ CONCLUSÃO | É pertinente aos dados/resultados apresentados?
  • [9] REFERÊNCIAS | Possui: Resumo Simples [3 a 6 artigos atuais] e Resumo Expandido [6 a 10 artigos atuais]?
  • [10] PALAVRAS-CHAVE | Apresenta 3 palavras que representem o tema e área do artigo?
  • [11] PADRÃO TEXTUAL | Possui narrativa com fluidez e linguagem adequada?
  • [12] ORIGINALIDADE | Se trata de um conteúdo novo de interesse?
  • [13] PADRÃO ACERVO+ | Possui aplicação, informação e/ou conhecimento no âmbito científico?

3.2.4. Emitir parecer favorável ou de rejeição aos trabalhos submetidos.

 

3.3. Envio para Revista [MÍNIMO DE 45 DIAS ANTES DA DATA DO EVENTO] <= NÃO SERÃO ACEITAS SUBMISSÕES QUE NÃO ESTEJAM DENTRO DESSE PRAZO.

3.3.1. ARQUIVO DE ANAIS com os resumos aprovados pela comissão científica [Word/Doc].

3.3.2. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS enviados junto ao arquivo de anais de forma organizada:

  • [3] DECLARAÇÕES DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO assinadas pelos autores [modelo na seção de autores];
  • [4] AUTORIZAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA caso tenha algum trabalho que exija o documento;

3.3.3. A COMISSÃO DO EVENTO deverá submeter pelo sistema da revista clique aqui para se cadastrar e submeter.

 

3.4. Proibições para a Comissão Científica do Evento

3.4.1. NÃO é permitida a emissão de certificado de publicação pelo evento. O documento é de emissão exclusiva da revista.

3.4.2. NÃO é permitido que o evento cobre taxa de submissão ou publicação em nome da revista.

3.4.3. A revista NÃO autoriza que o evento utilize de promessas de publicação dos trabalhos, uma vez que, serão publicados somente os trabalhos aceitos pela dupla avaliação (comissão científica do evento e editor da revista), portanto, essa informação deve estar clara no edital.

3.4.4. NÃO é permitido o uso do Logo da revista. Poderá ser divulgado somente o nome da revista.

 

4.1. Avaliar os trabalhos de forma imparcial, garantindo a ética em pesquisa e os preceitos legais e morais, respeitando as normas metodológicas da revista.

4.1.1. Serão utilizados os mesmos parâmetros de avaliação da comissão científica do evento descritos nos itens 3.2.2 e 3.2.3 desta seção normativa.

4.2. Emitir parecer favorável ou de rejeição para os resumos discriminando todos os pontos verificados.

4.1.3. [ATENÇÃO] Serão publicados apenas os resumos avaliados pela comissão científica do evento e aceitos pelo editor da revista. Os trabalhos que tiverem o parecer de rejeição não serão incluídos no arquivo de anais e não farão parte da publicação do ano corrente.

4.4. Diagramar e publicar o arquivo de anais com os trabalhos aceitos para a publicação.

4.5. Notificar a publicação para os autores e comissão do evento.

4.6. Emitir o CERTIFICADO OFICIAL de publicação para os autores. clique aqui e solicite o seu