Recomendações para contenção de riscos biológicos para atividades de ensino baseado em simulação durante e após a pandemia pela Covid-19

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Carolina Felipe Soares Brandão
Helio Penna Guimarães
Ellen Cristina Bergamasco
Ariadne da Silva Fonseca
Thiago Martins Santos
Thomaz Bittencourt Couto
Dario Cecilio-Fernandes

Resumo

Objetivo: Descrever recomendações para contenção de riscos biológicos durante e após a pandemia pela Covid-19 em ambientes simulados em território brasileiro. Relato de experiência: Baseado nas recomendações da literatura nacional e internacionais, associadas as experiências vivenciadas pelos profissionais de saúde que exercem o ensino baseado em simulação, oriundas das Associações de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) e de Simulação em Saúde (ABRASSIM), se considera relevante focar e descrever a implementação de controles primários de saúde pública, onze temáticas específicas e três normas gerais de biossegurança. Considerações finais: Há poucas diretrizes publicadas em relação à segurança de treinamentos presenciais com simulação. A descrição de protocolos por si só, não consegue ser absorvidas na rotina sem que haja treinamento e entendimento de mudanças nas condutas. Não há questionamentos que o ensino baseado em simulação têm o potencial para apoiar todos os profissionais de saúde envolvidos na crise da Covid-19, mas também em pandemias potencialmente semelhantes.

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Como Citar
BrandãoC. F. S., GuimarãesH. P., BergamascoE. C., FonsecaA. da S., SantosT. M., CoutoT. B., & Cecilio-FernandesD. (2022). Recomendações para contenção de riscos biológicos para atividades de ensino baseado em simulação durante e após a pandemia pela Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(4), e10077. https://doi.org/10.25248/reas.e10077.2022
Seção
Relatos de Experiência