Recursos online no apoio ao ensino clínico sob a ótica de acadêmicos de medicina
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar a experiência discente com as estratégias online como facilitadoras do aprendizado clínico em um curso de medicina. Métodos: Estudo descritivo, transversal, quantitativo e qualitativo, realizado com 195 acadêmicos de um curso de medicina do norte do Brasil mediante aplicação de questionário entre os meses de outubro e dezembro de 2021, após aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva e a interpretação dos dados qualitativos através da Análise de Conteúdo. Resultados: As aulas expositivas ganharam posição de destaque entre as experiências discentes, embora a discussão virtual de casos clínicos tenha sido apontada como promotora de maior aprendizado. A eficácia das estratégias online no apoio ao ensino clínico foi inferior ao ensino presencial tradicional. A principal vantagem do ensino online foi a possibilidade de gravar uma reunião, enquanto a falta de autodisciplina, a desvantagem mais referida. As sugestões discentes apontam para o interesse na experiência com métodos diversificados e motivadores no aprimoramento do ensino clínico. Conclusão: As estratégias online no ensino clínico ainda não parecem ter alcançado sua máxima potencialidade para atender as demandas educacionais da graduação médica, apontando para a necessidade de ações que garantam a qualidade das práticas pedagógicas virtuais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.