Vivência de estudantes de enfermagem como monitores na disciplina de semiologia e Semiotécnica: relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jéssica Carvalho Guimarães
Laís Gomes dos Santos
Andriele Valentim da Costa
Luana de Melo Lisboa
Valdenora Patrícia Rodrigues Macedo

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem no Programa de Monitoria, oferecido por uma universidade pública no interior do Amazonas. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de discentes do curso de Enfermagem, inseridas no Programa de Monitoria, ocorrido no primeiro semestre de 2017, na disciplina de Semiologia e Semiotécnica. Relato da experiência: As monitoras assumem responsabilidades que as aproxima da docência, por isso, desempenharam as atribuições com garra e determinação, embora tenham vivenciado algumas dificuldades ao longo do percurso, tais como: escassez de materiais, falta de protocolos institucionais dos procedimentos realizados e, a incompatibilidade de horários para cumprir adequadamente a monitoria.  Considerações finais: A monitoria proporcionou elo entre professor-monitor-monitorado, onde foi possível perceber as dificuldades enfrentadas pelos monitores, principalmente, por conta da existência de um quantitativo de alunos superior ao suportado pelo laboratório, acarretando prejuízo no desenvolvimento das atividades, dificultando a melhor atuação dos monitores. Contudo sugere-se a implantação de protocolos dos procedimentos realizados nos laboratórios, bem como, planejamento na distribuição das disciplinas otimizando assim horários compatíveis para melhor exercer o papel de monitor.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GuimarãesJ. C., dos SantosL. G., da CostaA. V., LisboaL. de M., & MacedoV. P. R. (2019). Vivência de estudantes de enfermagem como monitores na disciplina de semiologia e Semiotécnica: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (31), e1012. https://doi.org/10.25248/reas.e1012.2019
Seção
Relatos de Experiência