Práticas e crenças associadas ao desmame precoce do aleitamento materno exclusivo: uma revisão integrativa

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Daniele Cristina Alves Fernandes
Helder Matheus Alves Fernandes
Elane da Silva Barbosa
Richardeson Fagner de Oliveira Granjeiro
Márcia Jaínne Campelo Chaves
Dayane Carla Duarte Tenório
Yatagan Moreira da Rocha
Moisés Iasley Lima Vasconcelos
Filipe Monteiro de Oliveira
Letícia Ellen Vieira Rocha

Resumo

Objetivo: Discutir as práticas e crenças relacionadas ao desmame precoce no aleitamento materno exclusivo. Métodos: Trata-se de revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, BVS e portal de periódicos CAPES/MEC, a partir dos seguintes descritores: amamentação, desmame precoce, lactente e aleitamento materno exclusivo. Resultados: Compuseram o corpus desta investigação 21 artigos, publicados entre os anos de 2014 a 2019. Para apresentar, sistematicamente, a análise dos dados, foram organizadas as seguintes categorias: Práticas populares; Aspectos diversos e, por fim, Crenças Populares. Identificou-se que as práticas e as crenças correlacionadas à lactação fazem parte do cotidiano há muitos séculos que acabam acarretando ao desmame precoce, como: introdução de outros tipos de alimentos, ideias equivocadas sobre o leite materno, que é insuficiente, ou que o bebê sente sede ou não quis aceitar. Considerações finais: Desse modo, tornam-se pertinentes mudanças na produção do cuidado em saúde no que tange à assistência ao ciclo gravídico-puerperal, o que sugere a inserção de determinantes socioculturais da genitora e dos familiares do lactente nesse processo de educação em saúde para o aleitamento materno exclusivo.

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Como Citar
FernandesD. C. A., FernandesH. M. A., BarbosaE. da S., GranjeiroR. F. de O., ChavesM. J. C., TenórioD. C. D., RochaY. M. da, VasconcelosM. I. L., OliveiraF. M. de, & RochaL. E. V. (2022). Práticas e crenças associadas ao desmame precoce do aleitamento materno exclusivo: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(5), e10202. https://doi.org/10.25248/reas.e10202.2022
Seção
Revisão Bibliográfica