Atuação da enfermagem em ambiente escolar: uma revisão integrativa

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Jussara Soares Marques dos Anjos
Bárbara da Silva Pereira
Jéssica Antonia da Silva
Letícia da Silva Guedes
Letícia dos Santos Coelho Lima
Maria Rita Belizário Souza
Lorrane Rafaela de Souza Brasileiro
Divinamar Pereira
Marina Shinzato Camelo
Wanderlan Cabral Neves

Resumo

Objetivo: Verificar as evidências de estudos sobre a atuação do enfermeiro no ambiente escolar, inserido nesse cenário como sujeito determinante para promoção de saúde. Métodos: Revisão integrativa da literatura do período de 2017 a 2021. Utilizou-se como questão norteadora da pesquisa: Como a Enfermagem atua no serviço de saúde escolar para a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde? O levantamento bibliográfico ocorreu no período de abril de 2022, sendo realizadas buscas nas bases de dados da SCIELO, PUBMED LILACS e Acervo+ Index base, por meio de termos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Serviços de Enfermagem escolar, Promoção de saúde e Serviços de Saúde Escolar. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram localizados 1.363 artigos. Destes, foram excluídos 1 artigos em duplicação e 431 que não atendiam aos critérios de elegibilidade. Foram selecionados 12 artigos para leitura na íntegra, com amostra final de 10 artigos. Considerações finais: A capacitação através do diálogo do assunto com elementos práticos se mostrou eficaz para possibilitar o conhecimento acerca da temática em ambiente escolar, visto que após as intervenções de saúde, foi perceptível acertos nas atividades para a qualidade da saúde coordenada pela enfermagem.

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Como Citar
AnjosJ. S. M. dos, PereiraB. da S., SilvaJ. A. da, GuedesL. da S., LimaL. dos S. C., SouzaM. R. B., BrasileiroL. R. de S., PereiraD., CameloM. S., & NevesW. C. (2022). Atuação da enfermagem em ambiente escolar: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(6), e10248. https://doi.org/10.25248/reas.e10248.2022
Seção
Revisão Bibliográfica