Atuação da enfermagem em ambiente escolar: uma revisão integrativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Verificar as evidências de estudos sobre a atuação do enfermeiro no ambiente escolar, inserido nesse cenário como sujeito determinante para promoção de saúde. Métodos: Revisão integrativa da literatura do período de 2017 a 2021. Utilizou-se como questão norteadora da pesquisa: Como a Enfermagem atua no serviço de saúde escolar para a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde? O levantamento bibliográfico ocorreu no período de abril de 2022, sendo realizadas buscas nas bases de dados da SCIELO, PUBMED LILACS e Acervo+ Index base, por meio de termos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Serviços de Enfermagem escolar, Promoção de saúde e Serviços de Saúde Escolar. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram localizados 1.363 artigos. Destes, foram excluídos 1 artigos em duplicação e 431 que não atendiam aos critérios de elegibilidade. Foram selecionados 12 artigos para leitura na íntegra, com amostra final de 10 artigos. Considerações finais: A capacitação através do diálogo do assunto com elementos práticos se mostrou eficaz para possibilitar o conhecimento acerca da temática em ambiente escolar, visto que após as intervenções de saúde, foi perceptível acertos nas atividades para a qualidade da saúde coordenada pela enfermagem.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.