A relevância da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Programa Saúde na Escola: uma revisão integrativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Identificar na literatura científica ações relevantes por meio da utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em consultas de enfermagem em ambiente escolar desde a implantação do Programa Saúde na Escola. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com artigos publicados entre 2007 a 2022, no idioma português e com texto completo disponível. Utilizou-se como questão norteadora: Como a Sistematização da Assistência de Enfermagem tem sido utilizada em ambiente escolar após a implantação do Programa Saúde na Escola? A pesquisa bibliográfica foi realizada em abril de 2022, sendo realizada buscas nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), ProQuest, Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Acervo Mais, por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Diagnóstico de enfermagem, Enfermagem, Escolas e Serviços de enfermagem escolar, realizando combinações com os termos com o uso do operador booleano “AND”. Resultados: 14 artigos que obedeceram aos critérios de inclusão e exclusão, no qual a enfermagem se mostrou protagonista na promoção da saúde em ambientes escolares. Considerações finais: A SAE bem aplicada, tem um papel insubstituível quando se fala da identificação de distúrbios físicos e psicológicos e uma intervenção eficaz, diminuindo riscos e promovendo melhoria da qualidade de vida.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.