A relevância da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Programa Saúde na Escola: uma revisão integrativa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jussara Soares Marques dos Anjos
Anna Eliza Ferreira de Souza
Bianca Vieira Lima
Jessika Vieira Freitas
Renata Maria Mendes Lopes
Verônika Peixoto Braz
Marina Shinzato Camelo
Patrícia Gomes Pereira Barbosa
Stephanea Marcelle Boaventura Soares
Thaís Helena da Costa Corrêa

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura científica ações relevantes por meio da utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em consultas de enfermagem em ambiente escolar desde a implantação do Programa Saúde na Escola. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com artigos publicados entre 2007 a 2022, no idioma português e com texto completo disponível. Utilizou-se como questão norteadora: Como a Sistematização da Assistência de Enfermagem tem sido utilizada em ambiente escolar após a implantação do Programa Saúde na Escola? A pesquisa bibliográfica foi realizada em abril de 2022, sendo realizada buscas nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), ProQuest, Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Acervo Mais, por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Diagnóstico de enfermagem, Enfermagem, Escolas e Serviços de enfermagem escolar, realizando combinações com os termos com o uso do operador booleano “AND”. Resultados: 14 artigos que obedeceram aos critérios de inclusão e exclusão, no qual a enfermagem se mostrou protagonista na promoção da saúde em ambientes escolares. Considerações finais: A SAE bem aplicada, tem um papel insubstituível quando se fala da identificação de distúrbios físicos e psicológicos e uma intervenção eficaz, diminuindo riscos e promovendo melhoria da qualidade de vida.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AnjosJ. S. M. dos, SouzaA. E. F. de, LimaB. V., FreitasJ. V., LopesR. M. M., BrazV. P., CameloM. S., BarbosaP. G. P., SoaresS. M. B., & CorrêaT. H. da C. (2022). A relevância da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Programa Saúde na Escola: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(5), e10328. https://doi.org/10.25248/reas.e10328.2022
Seção
Revisão Bibliográfica