Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação superior em saúde: revisão integrativa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Franciane Silva Luiz
Isabel Cristina Gonçalves Leite
Erica Toledo de Mendonça
Herica Silva Dutra
Angélica da Conceição Oliveira Coelho
Alice Maria das Graças de Sousa
Terezino Lara Sant'Ana
Marcos Paulo Schlinz e Silva
Ana Carolina Carraro Tony
Fábio da Costa Carbogim

Resumo

Objetivo: Identificar as produções científicas sobre as metodologias ativas de ensino e aprendizagem utilizadas na educação superior em ciências da saúde. Métodos: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Education Resourcers Information Center, realizada entre junho e julho de 2021. Foram utilizados os descritores “teaching”; “education, higher”; “health sciences”. Resultados: A amostra final foi composta por 37 artigos, os quais descreveram uma diversidade de metodologias de ensino e aprendizagem. As metodologias de ensino mais utilizadas foram simulação, aula invertida, e aprendizagem baseada em equipe. Considerações finais: As metodologias ativas foram compreendidas como eixo central das atividades de ensino e aprendizagem, sendo eficazes para a formação contemporânea em ciências da saúde, posto que possibilita a aprendizagem colaborativa e significativa, assim como o desenvolvimento de competências essenciais para egressos desta área.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LuizF. S., LeiteI. C. G., MendonçaE. T. de, DutraH. S., CoelhoA. da C. O., SousaA. M. das G. de, Sant’AnaT. L., SilvaM. P. S. e, TonyA. C. C., & CarbogimF. da C. (2022). Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação superior em saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(6), e10370. https://doi.org/10.25248/reas.e10370.2022
Seção
Revisão Bibliográfica