Conhecimento de graduandos em Enfermagem sobre Covid-19 em Pediatria: uso da Técnica de Associação Livre de Palavras
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Descrever o conhecimento de estudantes de enfermagem sobre Covid-19 em pediatria. Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, em uma universidade pública federal do estado do Pará, com discentes do sexto semestre da faculdade de enfermagem, na atividade curricular de Enfermagem Pediátrica, durante o ensino remoto, em junho de 2021. Foi elaborado um formulário online pré aula e pós aula, utilizando a Técnica de Associação Livre de Palavras, onde os termos citados foram acerca da Covid-19 em pediatria. As palavras mencionadas foram organizadas em planilhas do Excel e analisadas pelo software IRAMUTEQ®. Resultados: Os termos mais citados para a Covid-19 em Pediatria pré aula foram: Assintomático, Hipertermia, Isolamento, Tosse e Quadro Leve. E os mais citados no pós aula foram: Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, Hipertermia, Assintomático, Vacinação e Isolamento. Conclusão: Os graduandos de Enfermagem possuíam conhecimento prévio relacionado a Covid-19 em pacientes pediátricos, entretanto, após a aula ampliaram o conhecimento acerca do assunto ministrado, sinalizado através dos termos evocados.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. SWANN OV, et al. Clinical characteristics of children and young people admitted to hospital with covid-19 in United Kingdom: prospective multicentre observational cohort study. BMJ, 2020; m3249.
3. FELDSTEIN LR, et al. Multisystem Inflammatory Syndrome in U.S. Children and Adolescents. New England Journal of Medicine, 2020; 383(4): 334–346.
4. GÓES FGB, et al. Challenges faced by pediatric nursing workers in the face of the COVID-19 pandemic. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2020; 28: e3367.
5. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE). Resolução n. 5.294, de 21 de Agosto de 2020. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Belém, 2020. Disponível em: http://proeg.ufpa.br/images/Artigos/Normas/Resolucao_5294_2020_CONSEPEAprovaoEREnaUFPA.pdf. Acessado em: 28 de março de 2022.
6. TABILE AF, JACOMETO MCD. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Rev. Psicopedagogia, 2017; 34(103): 75-86.
7. CARVALHO VO, HONDA H. Fundamentos da associação livre: uma valorização da técnica da psicanálise. Analytica, 2017; 6(1): 47-56.
8. MARGOTTI E, et al. Conhecimento sobre teorias e processo de enfermagem utilizando técnica de associação livre de palavras. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(9): e8737.
9. NOVAIS S, et al. A representação social da enfermagem e do ser enfermeiro: perspectiva dos estudantes de enfermagem e dos tutores. Millenium, 2020; 2(13): 51-60.
10. CAMARGO BV, JUSTO AM. Tutorial para uso do software IRAMUTEQ. Laboratório de psicologia social da comunicação e cognição, 2013.
11. ALBUQUERQUE ICS, et al. Desafios da pandemia para a mentoria: o papel dos mentores juniores e das redes sociais. Revista Brasileira de Educação Médica, 2021; 45(sup.1): e117.
12. REIS DLA, et al. Construção de Manual de Orientações para a Educação Permanente em Centro Cirúrgico: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(3): e6588.
13. ZHANG L, et al. What we know so far about Coronavirus Disease 2019 in children: a meta‐analysis of 551 laboratory‐confirmed cases. Pediatric pulmonology, 2020; 55(8): 2115-2127.
14. FREIRE NM, GARROS D. COVID-19 em pediatria: diagnóstico, recomendações e condutas: uma revisão sistemática da literatura, Pantanal, 2021; 60p.
15. TENÓRIO HAA, et al. A visão do graduando de enfermagem quanto sua atuação no mercado de trabalho do Sistema Único de Saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 11(13): e841.
16. SALDES AA, et al. A influência das atividades acadêmicas complementares na atuação profissional dos egressos de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(7): e7999.
17. RAMOS RT, et al. Aspectos respiratórios da COVID-19 na infância: o que o pediatra precisa saber? Resid Pediatr, 2020; 10(2): 1-15.
18. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). COVID-19 e Saúde da Criança e do adolescente. 2020. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/covid-19-saude-crianca-e-adolescente. Acessado em: 28 de março de 2022.
19. AUBERT O, et al. Virtual Education in Pediatric Surgery during the COVID-19 Era: Facing and Overcoming Current Challenges. Eur J Pediatr Surg., 2021; 31(4): 319-325.
20. JAROVSKY D, BEREZIN EN. Vacinação contra a Covid-19 em crianças e adolescentes: após a aprovação de duas vacinas para a faixa etária pediátrica, há motivos para hesitação? Departamento Científico de Infectologia e de Imunizações da SPSP, 2022.
21. HOANG A, et al. COVID -19 in 7780 pediatric patients: a systematic review. Eclinical Medicine, 2020; 24: 1-19.
22. SANTOS MS, ANDRIGHETTO SSMT. Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica e Doença de Kawazaki: as diferenças e manifestações clínicas na Pediatria. Revista Eletrônica Acervo Médico, 2022; 2: e9740.