Relevância das intervenções de enfermagem em ambiente escolar: um relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jussara Soares Marques dos Anjos
Ana Carolina Ferreira Sampaio
Bianca Lima de Souza
Márcio Pereira Leite
Rita de Cássia do Nascimento Rodrigues
Yasmim Martins Pinheiro da Silva
Evertton Aurélio Dias Campos
Karina Brito da Costa Ogliari
Stephanea Marcelle Boaventura Soares
Wanderlan Cabral Neves

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência dos acadêmicos de enfermagem em ambiente escolar com a prática advinda da condução de consultas de enfermagem. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por cinco acadêmicos de Enfermagem durante a realização de estágio supervisionado no Centro Educacional do Distrito Federal.  Os atendimentos foram promovidos, no mês de maio de 2022, a partir de um roteiro sistematizado de consulta de enfermagem produzido pela docente e preceptora para direcionamento dos atendimentos. Foram abordados assuntos de forma dinâmica, para melhor compreensão dos estudantes infanto-juvenil entre 7 a 11 anos como: estrutura e dinâmica familiar, moradia, antecedentes patológicos pessoais e familiares, hábitos alimentares e de higiene bucal, substâncias psicoativas, eventos estressores psicossociais, avaliação socioemocional, seguindo as diretrizes do Programa de Saúde na Escola (PSE). Considerações finais: A vivência na prática como enfermeiro escolar permite o entendimento de que a escola representa um cenário de atuação e acredita-se que pelo exercício da Enfermagem Escolar seja viável o resgate deste ramo e espaço de atuação do enfermeiro, realçando sua importância para as recomendações de saúde em uma visão de promoção da saúde e a abrangência de todos os segmentos da escola.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AnjosJ. S. M. dos, SampaioA. C. F., SouzaB. L. de, LeiteM. P., RodriguesR. de C. do N., SilvaY. M. P. da, CamposE. A. D., OgliariK. B. da C., SoaresS. M. B., & NevesW. C. (2022). Relevância das intervenções de enfermagem em ambiente escolar: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(6), e10383. https://doi.org/10.25248/reas.e10383.2022
Seção
Relatos de Experiência